CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

domingo, 23 de abril de 2017

ÈWÉ EWẸ́RẸ́.


Nome popular: Alecrim.
Nome científico: Rosmarinus officinalis L., Lamiaceae.



ÈWÉ ÈSO ÒYÌNBÓ KAN / ÒYÌNBÓ


Nome popular: ABRICÓ.
Nome científico: Prunus armeniaca L., Rosaceae.


ÈWÉ LOROGÚN


Nome popular: Abre caminho.
Nome científico: Lygodium volubile Sw., Schizaeaceae.



sábado, 22 de abril de 2017

ÈWÉ OSÀN ÀGBÀLÙMÒ.


Nome popular: abiurana, caimito, abiurana-vermelha.
NOME CIENTÍFICO: Pouteria caimito (Ruiz & Pav.) Radlk., Sapotaceae.
Distribuição geográfica e habitat: É característica da Amazônia Central e na Costa Leste do Brasil, de Pernambuco até o Rio de Janeiro.
Características gerais: Planta: é lactescente. Tronco: ereto, canelado, com casca fissurada, parda amarelada com manchas mais claras. Folhas: alternas, espiraladas, glabras, cartáceas, curto-pecioladas, concentradas na extremidade dos ramos e, quando destacadas da planta, exsudam látex típico da família, também presente no fruto. Flores: pequenas, dispostas em inflorescências em fascículos axilares e abaixo das folhas. Fruto: baga globosa, de formato muito variável, podendo ser oval, elipsoide ou alongado, de coloração brilhante amarela, com polpa doce, gelatinosa, translúcida.
Clima e solo: Prefere terrenos de várzeas periodicamente úmidas e margens de rios. Pode ser encontrado desde o nível do mar até 1.200 m de altitude.  Prefere solos com boa umidade.
Usos: A polpa dos frutos é consumida ao natural quando o fruto está bem maduro tomando-se cuidado com o látex. O valor energético da polpa e baixo, e em 100 g de polpa há os seguintes constituintes: calorias 95, proteínas 2,1 g, lipídios 1,1 g, carboidratos 27 g, fibras, 3 g. Tem bons teores de cálcio, vitamina A e C e açúcares. A fruta, ao natural, pode ser usada contra afecções pulmonares. A casca da planta é antidisentérica e baixa a febre. O azeite extraído das sementes abranda inflamações na pele e otites. É melífera. Pode ser usada como ornamental e na recuperação de áreas degradadas por atraira fauna.