CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

ÉWÉ FALÁKALÁ

Nome científico: Artemisia camphorata

Nome popular: Erva Curraleira ou Cânfora

Orixás: Oxóssi

Elementos: água/masculino/èrò

Terapêutica: depurativo, doenças venéreas, ulcerações e erupções de pele, dermatoses.

A cânfora de jardim, de nome científico Artemisia camphorata, é uma planta pertencente à família das Asteráceas, sendo também popularmente conhecida como canforeira, cânfora, cânfora-das-hortas, macelinha canforada, dentre outros nomes. É uma erva rasteira, de folhas profundamente recortadas, verde-acinzentadas e com aroma de cânfora, cultivada em regiões de altitude do Sul e Sudeste do Brasil.  Há muito tempo, esta planta é utilizada pelas populações indígenas da região andina devido às suas propriedades medicinais. Os principais componentes ativos da planta são os flavonoides, óleos essenciais, princípios amargos e ácidos orgânicos.


Propriedades medicinais

Antinevrálgica;
Antiepiléptica;
Antirreumática;
Antisséptica;
Calmante;
Descongestionante das vias respiratórias;
Sedativa;
Cicatrizante.

Indicações de uso

Os benefícios proporcionados pela cânfora de jardim podem ser aproveitados no tratamento de vários casos, confira a seguir:
Contusão;
Distúrbios neurológicos e cardíacos;
Distonias neurovegetativas com comprometimento cardiovascular;
Dores musculares;
Feridas;
Hemorragia uterina;
Neurose cardíaca;
Picadas de inseto;
Reumatismo.

Modos de usar a cânfora

Em cataplasmas, compressas e fricções, pode-se utilizar a infusão com o extrato bruto aquoso da planta ou, ainda, em forma de alcolatura: basta macerar as folhas na cachaça ou álcool de cereais e deixar em local escuro por um período de dez dias. Utilizar quatro vezes ao dia. A cânfora também é utilizada na preparação de pomadas e talcos, estes normalmente usados como antisséptico para os pés, evitando o mau cheiro e micoses.

 Natura

A vaporização de cânfora é preparada com as suas folhas frescas que devem ser fervidas na água e inaladas de três a quatro vezes ao dia.

Chá

Coloque 500 ml de água fervida e duas colheres de cânfora em uma panela e deixe por aproximadamente 15 minutos. Coe e beba de três a quatro vezes ao dia.

Contraindicações

O uso da cânfora de jardim é contraindicado em pacientes com úlceras gastrointestinais, doenças renais crônicas, gestantes, lactantes e bebês e crianças menores de 5 anos de idade.

Efeitos colaterais

Sendo utilizado nas doses terapêuticas recomendadas, a utilização da planta não causa efeitos colaterais e nem danos à saúde. Em caso de excesso de dosagem, o seu uso pode causar irritação da mucosa do trato gastrointestinal. O uso tópico da planta fresca não deve ser estendido a longos períodos, pois pode causar irritação da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário