CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

HORTELÃO PIMENTA

O hortelã-pimenta (Mentha piperita) é uma planta medicinal também conhecida como hortelã, hortelã-menta, spearmint e mint (inglês). O hortelã-pimenta inclui os sinônimos botânicos Mentha crispa e Mentha villosa. Pertence a família Lamiaceae.
Benefícios do hortelã-pimenta


O hortelã-pimenta é uma das plantas medicinais mais antigas utilizadas pelo homem. É um antiparasitico e antivirótico muito forte. O óleo essencial da hortelã é acrescentado a óleos de massagem para congestões de tórax, dores e febres provenientes de gripes e inalado para tratar congestões e náuseas. É usado em pastas de dentes para dar um sabor agradável. Plantar algumas mudas de hortelã-pimenta em pequenas hortas é simples, vez que a planta é muito saudável e possui grande adaptabilidade.
Na culinária, o hortelã é uma escolha melhor para artes culinárias do que a menta. As folhas frescas são acrescentadas a carnes, iogurte, saladas de frutas, salada vegetal e sopas. O hortelã-pimenta melhora o sabor de outras ervas medicinais.
Contraindicações e efeitos colaterais do hortelã-pimenta
O hortelã-pimenta é uma erva medicinal considerada muito segura e pode ser usada até mesmo pelas pessoas mais debilitadas. Crianças pequenas não devem usar o óleo essencial, tampouco as mulheres gravidas e lactantes, uma vez que o óleo pode diminuir o fluxo de leite.
História e curiosidades
Na mitologia grega, Minthe era um amante de Plutão. A esposa de Plutão, Prosperine, com ciúmes, transformou Minthe na planta hortelã. Os atenienses da antiguidade esfregavam as folhas de hortelã-pimenta nos braços para aumentar a resistência a doenças. A Mentha spp (M. crispa, M. piperita ou M. villosa) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário