CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

JACA, JAQUEIRA

JACA, JAQUEIRA

Nome científico: Artocarpus heterophyllus Lam.

Terapêutica: estimulante, antidiarréico, antitussígeno e expectorante.

Frutífera exótica originária da Índia, foi introduzida no Brasil, é muito cultivada em pomares das regiões tropicais do país.

A Jaca, e uma planta de porte arbóreo, de troco recto e elevado, que atinge até 25 metros de altura. O diâmetro do seu tronco pode chagar a ter mais de um metro, e sua copa é densa e irregular, as folhas são de cor verde-escuro e brilhantes. As flores não possuem pétalas e agrupam-se em inflorescências masculinas e femininas, localizadas no tronco e nos ramos mais grossos. O fruto composto apresenta forma globosa, oval ou alongada, comprimento médio de 70 centímetros e peso de 40 quilos. Sua casca é áspera, com projecções triangulares curtas e pontiagudas. Quando o fruto está maduro, sua casca é amarelo-acastanhada. As numerosas sementes são envolvidas por uma polpa amarela, de sabor doce e consistência que varia de mole a dura. 
A Jaca, planta que tem a sua origem no sudeste asiático, mais especificamente da península Malaia, introduzida no Brasil já no século XVIII. Tida como um fruto, é na verdade,  um conjunto de vários frutos e a que se dá o nome de sincarpo e chega a pesar até 15 quilos. Crescem no tronco e nos galhos mais baixos da da árvore. Os tipos mais cultivados da jaqueira são a jaca-dura, a jaca-mole e a jaca-manteiga. Seu sinônimo científico é o Artocarpus heterophyllus Lam.
A Jaca, embora não haja muita informação sobre isso, mas é uma planta com uma grande longevidade produtiva e é sabido da existência de plantas com mais de cem anos que ainda continuam a produzir frutos o que faz com que seja uma planta incluída num grupo restrito de plantas com tão grande longevidade.

Na Índia foram plantadas Jacas ao longo das estradas e caminhos de ferro, com o intuito de fornecer alimento acessível e gratuito aos ainda muito carenciados que existem no país.

Hoje em dia já não é só o fruto da Jaqueira, a Jaca, que é utilizado e novas utilidades estão a ser descobertas para a planta.

A árvore em si está a ser muito usada em reflorestamentos e em pastos, para proporcionar sombra aos animais. O seu tronco é madeira de lei, ou seja, não se encontra entre as espécies protegidas,  tem uma aparência semelhante ao mogno, utilizado na construção naval e na carpintaria e marcenaria. As folhas picadas servem de ração para aves, caprinos, ovinos e suínos.

A Jaca é utilizada não só na alimentação mas também por algumas propriedades medicinais que possui, as mais conhecidas são o facto de ser antiasmática, antidiarréica, antitussíca, cicatrizante e diurética. A jaca, o fruto, tem efeito diurético, para além de também ser bom para combater a tosse. A  sua resina contém excelentes propriedades cicatrizantes, as suas sementes são utilizadas contra desarranjos intestinais e a raiz da jaqueira é útil para tratar problemas de asma.

A Jaca é uma planta de clima tropical húmido, mas adapta-se a outros climas quentes desde que seja regada, pois as suas necessidades de água são elevadas e não tolera a seca. Também requer uma exposição solar máxima. Gosta de solos com uma textura areno-argilosa, profundos, com boa drenagem e não muito compactos, com um acidez ligeira com um PH entre seis e seis e meio, não precisando de ser muito férteis. Propaga-se por enxertia (Borbulha ou Encosto) e também por semente, os espaçamentos entre plantas deve rondar entre oito a dez metros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário