CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

LINGUÁ DE VACA

Nome científico: Rumex Crispus L.

Terapêutica: complemento alimentar

Chamamos de língua de vaca uma planta que possui as folhas largas e a raiz comprida e de coloração alaranjada. Com altura aproximada de 80 centímetros, podendo chegar aos 2 metros – contados a partir da superfície do solo -, a planta é considerada em muitas culturas uma praga, pois se espalha facilmente. Também conhecida como maria-gorda, erva-gorda, carirú, fura-tacho, inhá-gome, espinafre de java, espinafre do suriname, bredo, ora-pro-nóbis e muitos outros nomes, a planta pode ser usada para preparo de saladas, pratos refogados ou ainda um chá.

Benefícios e propriedades
Entre seus princípios ativos, encontramos o ácido parasórbico, 3a-hidroxi-5-metilvalerolactona e prunasina. Entre suas propriedades medicinais estão sua ação antiblenorrágica, antigripal, anti-herpética, béquica, desobstruente, diurética, emenagoga, sedativa, tônica e vulnerária, sendo que a maioria delas pode ser aproveitada na forma de chá.

Chá de língua de vaca - Benefícios e propriedades
Foto: Reprodução
Infusão


Todas as partes da planta possuem propriedades aplicadas na medicina caseira. A infusão, preparada com as raízes, possui propriedades diuréticas e é muito indicada para tratamento de edemas, reposição de potássio, eliminar mau cheiro da urina, afecções das vias urinárias, eliminação de catarro, tratamento de doenças de pele, dores de cabeça e musculares, insônia, obstipação intestinal, tosse, úlceras e tumores linfáticos. Para preparar use uma colher de sopa de raízes fatiadas e um copo de água fervente. Deixe a mistura tampada e aguarde aproximadamente dez minutos, coando e consumindo em seguida. O consumo deve ser feito na dose de ½ copo em jejum.

Decocção


A decocção, por sua vez, é eficaz no tratamento de infecções intestinais, além de combater a fadiga, o cansaço físico e mental e as debilidades orgânicas. Para preparar, use uma colher de chá das raízes, uma colher de chá das folhas – ambas fatiadas – e uma xícara de chá de água. Coloque os ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, cronometre 5 minutos, desligue e, quando amornar, coe. Consuma uma xícara de chá entre 1 e três vezes ao dia.

Cataplasma


Quando usada na forma de cataplasma, a planta pode ser usada – externamente – para tratar feridas, inflamações tópicas e afecções da pele, como eczemas, pruridos, erisipelas e coceiras. Para o preparo, use duas colheres de sopa das folhas frescas que devem ser maceradas até formar uma pasta. Essa pasta deve ser aplicada de duas a três vezes ao dia na área afetada. Para a aplicação, use uma gaze ou um pano – que devem estar limpos.


Em infusão é ótimo adstringente. Nos EUA, emprega-se no tratamento de problemas urinários. Na Argentina, com decocção das raízes, usa-se como antidiarréico e para tratar infecções do sistema respiratório. No Peru é usada como antisséptico e em outras partes do mundo para combater disenteria bacilar.

No Brasil é usada como anti-inflamatório, diurético, laxante. Há quem fale de cura do câncer com esta planta. Faz-se xarope para tosse, asma, bronquite, para soltar catarros presos. As folhas aquecidas, na testa, aliviam dor de cabeça. O chá da raiz serve para amarelão, pois é usada como hepática. Também tem o uso popular para emagrecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário