CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PIMENTA DE MACACO

PIMENTA DE MACACO

Piper aduncum velosso.

Descrição : Planta da família das Piperaceae, Também conhecida como aperta-ruão, pimenta-longa, aduncum, tapa-buraco, pimenta-de-fruto-ganchoso, jaborandi-do-mato, erva-de-jaboti, matico-falso, falso-jaborandi.
Arbusto de até 1 metro de altura com ramos articulados e rugosos.
Possui folhas de pecíolo curto, oblongas, agudas, irregulares e redondas na base, punctadas, ásperas na página superior e pubescentes na inferior, amentilho grande e curvo.
Os frutos são bagas ovoides em forma de espiga, com sabor muito acre e picante.

Partes usadas: Folhas e frutos.

Habitat: Mata Atlântica, especialmente de Minas e Espírito Santo.

História: O nome botânico faz referência a seu nome sânscrito, "pipali". De acordo com a crença popular, a planta foi descoberta por um soldado espanhol ferido, de nome Matico. Ele aprendeu, supostamente pelas tribos locais, que a aplicação das folhas dessa planta pode estancar sangramentos, e passou a ser designada "mático" ou "erva-do-soldado". O mático foi introduzido na medicina estadunidense e europeia por um médico de Liverpool em 1839 como um hemostático e adstringente para feridas.

Propriedades medicinais: Adstringente, antiofídico, colagogo, diurético, resolutivo, tônico do útero.

Indicações:
Os frutos são diuréticos e resolutivos.
Em banhos usam-se as sementes no tratamento das feridas. As folhas, em banhos demorados, têm sido usados nem casos de queda do útero.
Com as folhas prepara-se um chá, bom para combater hemorragias. Dose normal.
O mesmo chá é também indicado contra as diarreias.
Nos casos mais rebeldes, fazem-se lavagens intestinais com o chá, acrescentando-se uma colherinha de pó das mesma; folhas.
Também nas moléstias do fígado e na Blenorragia es chá presta bom serviço.
Em casos de mau hálito, mascam-se folhas, cascas e raízes de aperta-ruão, para perfumar a boca.

Farmacologia: Os autores pesquisados relatam que os frutos têm as mesmas propriedades da Piper cubeba e que as folhas tem as mesmas propriedades que o Piper elongaíum.
Efetivamente as três espécies pertencem à mesma Família botânica e ao mesmo gênero. Isso não nos fornece bases para afirmar que os princípios ativos e a farmacologia sejam semelhantes.
O uso empírico do Aperta-ruão em muito se assemelha a indicações aprovadas pelo governo americano para o Matico verdadeiro. Este sim possui farta documentação para consulta.

Posologia:
Adultos: 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs para diarreias e hepatoprotetor.
Nas diarreias rebeldes o mesmo infuso pode ser usado em lavagens intestinais acrescido de 1 colher de café do pó das folhas.
Quantidades maiores do mesmo infuso deverão ser usadas em banhos demorados para Blenorragia e prolapso uterino. 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de frutos em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12h como diurético.
Cascas e fruto podem ser mascados para perfumar a boca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário