CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

terça-feira, 22 de agosto de 2017

AS DIFERENTES FOLHAS DA FAMÍLIA KALANCHOE


Há uma enorme variedade de gênero, poderíamos dizer, o fato de chamarmos o Saião com o nome de sua irmã folha da , àbámodá         não  corrompe medicinalmente a função de ambas, mas sim a função litúrgica.

Originária  da regiões tropicais Asiática introduzida na América tropical, ocorrendo território nacional.
Em Ilè-Ifè, terra de Ifá, em território Yorùbá no sudeste africano, nas cerimônias para Obatalá e Yemowo, após os sacrifícios, as imagens desses òrisás são lavadas com uma mistura de folhas, sendo uma delas o àbámodá (Verger 1981:255), que também é conhecida pelos nomes Yorùbá èwè erú òdúndún, èwè kantí-kantí e èwè kóropòn (Verger 1995:641.
Ábámodá segundo Dalziel (1948:28), em dialeto Yorùbá significa “o que você deseja, você faz” e em outras traduções “Seus desejos vem fácil”; todavia, quando chamada de erú òdúndún (escravo de Oodúndú) é considerada como folha subordinada e afim, que pode eventualmente substituir o òdúndún (Kalanchoe crenata(Andr.)Haw), segundo a cosmovisão jeje-nagô.
a tradição africana de que ela pertença aos Òrìsà, Jinkisis e Voduns – funfun = Os òrísá brancos da criação (originais), pois quando é um vegetal usado para vários òrisás é porque, com raras exceções, normalmente ele está ligado a Ifá ou Òsálá.

característica dessa planta, é  muitos brotos nas bordas  das folhas, que se associa  a prosperidade.

Nos rituais de iniciação, àgbo, banhos purificatórios, sacralização dos objetos rituais dos òrísá, lavagem dos búzios e das vistas e para assentar Èsù.

Sua representante em solo Brasileiro  é o saião "Òdúndún".

A falta de conhecimento científico  e literário sobre determinadas ervas, trazida de outros  continentes, adaptadas ao seu culto local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário