CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

domingo, 20 de agosto de 2017

ÈWÉ AJÉ

Folha da riqueza.
Nomes Populares: penicilina, caaponga, anador, periquito-gigante, melhoral, terramicina, cabeça-branca, carrapichinho, carrapichinho-do-mato, ervanço, nateira, perpétua, perpétua-do-brasil, perpétua-do-mato, quebra-panela, sempre-viva.
Nome Científico: Alternanthera dentata
Orisás: Iemanjá e Ajé Saluga.
Elementos: Água/masculino.
Planta nativa das Américas, que ocorre em todo território brasileiro, tanto no campo quanto em beira de calçadas nas áreas urbanas.
Classificada como um vegetal gun (de excitação) e considerada “folha muito positiva” nos terreiros de candomblé, é utilizada para todos os orixás sem exceção, não devendo faltar no àgbo, nos banhos purificatórios e na sacralização dos objetos rituais dos orixás, pois acredita-se que esta erva tem o poder de “atrair coisas boas e positivas”. É empregada, ainda, na preparação de um pó (atin) que tem por finalidade atrair riqueza e prosperidade.
Não devemos confundir ewé ajé (ajé), a folha do feitiço, com ewé ajé ou ajejé (ajê ou ajejê), a folha do orixá da riqueza Ajé Saluga, pois, embora os nomes nagôs sejam muito parecidos, suas funções são antagônicas.
“Na farmacopeia popular as folhas são usadas como diuréticos.” (Kissmann 1992-II:27)
Uso esta planta rústica em grupos formando maciços e combinando com outras de tons variados de verde, amarelo e cinza. É uma opção perfeita para quebrar a invariabilidade dos verdes e a monotonia das paisagens monocromáticas, inclusive quando utilizada nos jardins verticais. Extremamente rústica cresce rápido em solos de baixa fertilidade, porém úmidos, incluindo aqueles acidentados e em declive. Seu crescimento é mais compacto se cortadas as pontas dos ramos periodicamente. Os nomes populares, tomados de remédios, aludem a seus possíveis efeitos analgésicos, diuréticos e digestivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário