CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

quinta-feira, 14 de março de 2019

PARITÁRIA OU ERVA GROSO

Erva-de-ganso, erva-pepino

Que eu ando olhando pra baixo e cutucando os jardins alheios, todo mundo já sabe. O porteiro do meu prédio tem certeza que eu sou doido - além de cutucar matos e colher alguns, ainda tira foto. Imagino o tipo de detetive que ele pensa que eu seja. Talvez fotografando os cocôs dos cachorros da vizinhança?
A erva-de-ganso, ou erva-pepino, nunca vai chamar sua atenção. Nunca. Foi o que aconteceu comigo. Passei por ela sabe-se lá quantas vezes, e tenho certeza que já arranquei montes e montes dela sem ter percebido, na renovação dos canteiros. Discreta, silenciosa, ela cresce rapidinho e está por toda parte - mas é preciso olhos pra reconhecê-la. Mal sabem que ela é uma urticácea - bom indício de que é comestível e nutritiva. Mas fique tranquilo, ela não pinica, ao contrário das urtigas.

As folhas são pequenas, o caule é macio e quebradiço, e a planta é bem delicada. Flores pequenas, verdes, insignificantes. Na medicina popular, usada como diurética e anti-inflamatória. Mas o que me interessa, é de comer? Tudo comestível. O sabor? Pepino. Mais precisamente, o da casca do pepino. Talvez um picles. Mas gostoso, bem gostoso. Essas folhinhas pequenas, inocentemente parecidas com a do manjericão, são ricas em micronutrientes: boro, manganês, ferro, magnésio.
Pode ser comida crua, embora cozida seja comida também - mas é tão macia e delicada que some na panela. As folhas entram na salada como um pepino invisível aos olhos, mas sensível ao paladar. Tinha pepino aqui, irão perguntar?

Quer fazer um molho maravilhoso? Bata maionese, gotas de limão, um pouco de pimenta e folhas da erva-pepino, e tcham, um ótimo molho para sanduíches, frituras ou saladas - ao estilo "molho tártaro".

Abundante essa época do ano, inverno-primavera, nasce fácil, gosta de sol e de sombra, de seco ou de umidade, ou seja, nasce em qualquer canto. Para ter em casa, pegue uma muda com raíz e replante, mantendo úmida nos primeiros dias. Ou ainda, pegue uma moita delas e enterre parcialmente, que ela rebrota, ou as sementes dão conta do recado.
GUIA DE IDENTIFICAÇÃO
Parietaria officinalis, Parietaria debilis, Parietaria erecta. Erva pequena, de até 40cm de altura, recoberta de pequenos pelos. Talos e caules verdes ou avermelhados, dependendo da espécie. Folhas verde claro, ovaladas, pecioladas, com até 3cm de comprimento alternas, cobertas de penugem em ambos os lados. Flores minúsculas, nas axilas das folhas e nós do caule, formando agrupamentos (glomérulos). Toda planta tem cheiro de casca de pepino quando esmagada.

LOCAL DE OCORRÊNCIA
Locais sombreados ou a pleno sol, gramados, jardins, beiras de muros.

MODO DE PREPARO
Folhas: cozidas, cruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário