CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

EWÉ TOTÓ

Colônia
Nome Yorubá: Ewe Tótó

Nome Popular: Colônia, polônia, Flor-de-Colônia, Gengibre-Concha, Gengibre-Casca, Lírio-Rosa-de-Porcelana, Lírio-de-Santo-Antônio, Jardineira, Pau-Santo, Boca-de-Dragão e muitos outros nomes...

Nome Cientifico: Alpinia zerumbet
A planta possui ação antioxidante natural. Também é conhecida por matar bactérias. Em forma de decoração também combate fungos (como a Candida albicans) e alivia as dores e espasmos. As propriedades medicinais da planta se concentram principalmente nas suas folhas e rizoma.


A Colônia pertence à mesma família do Gengibre, sendo uma planta nativa da região tropical da China, Japão, Índia, Vietnã, Cambodja, Tailândia e Malásia.
O Gengibre-Concha é amplamente cultivado e distribuído nas áreas tropicais e subtropicais do Brasil, Peru e Estados Unidos. Esta planta é um arbusto perene que cresce em touceiras em posição vertical em climas tropicais.
A Colônia é comumemente chamada de Gengibre-Casca ou Gengibre-Concha devido sua casca rosa, em forma de botão, que relembra as conchas do mar. Produz rizomas carnosos muito parecidos com o Gengibre, inclusive com aroma semelhante.
O USO RITUALÍSTICO
Ewe Tótó é uma folha bastante conhecida e utilizada no culto a Òrìsà, Nkisi e Vodùn. É bastante comum ver os arbustos desta planta nos barracões do povo de santo. É sem dúvida uma das plantas mais usadas nos cultos afro.
Trata-se de uma folha feminina, de èrò (apaziguamento) e fria, ligada ao elemento terra. Utilizada em Omièrò (banho de folhas apaziguadoras), na composição do àgbo de iniciados de todos Òrìsà, mas pertence a Yèmoja, apesar de ser também muito ligada à Oxalá e Oxum.
É uma das poucas folhas de orixá que não causam quizila à ninguém.
Na Umbanda costuma-se dizer que não existe uma erva que combata mais egun do que esta.
Em òògùn (medicinas) curativas e mágicas, essa folha age como calmante, sendo usada como infusão para acalmar as pessoas, é uma planta sedativa e pode agir diretamente no que tange a cabeça (colocar uma folha fresca sobre a testa) e também enxaquecas e encefalias.
Entra na composição de várias “camas de yawô” de diversos orixás.
O USO MEDICINAL
O chá da raiz e folhas é usado para problemas renais, como tônico cardíaco e calmante. O chá das flores é usado para diabetes, o lambedor das flores serve para gripes e resfriados.
Sobre machucados ela junto ao álcool friccionadas, agem como anestésico e como chá podem vir a combater pressão alta e palpitações cardíacas no seu principio de sedativo.
Na medicina popular, o óleo essencial das folhas da Colônia é usado para reduzir a pressão alta e como um tônico cardíaco. Em outras partes do mundo, a planta é considerada balsâmica, diurética e tônica-estomacal, sendo tradicionalmente usado para constipações e gripes, febres, flatulência, problemas estomacais e indigestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário