CHÁ PARA ESPINHAS

VIDEOS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

CHÁ DE FOLHA DE AMORA

Páginas

ERVAS PARA ESTRIAS

IMPOTÊNCIA MASCULINA

Páginas

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÁTICAS

ERVAS AROMÀTICAS

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

ORQUIDEAS

ÈWÉ ERVAS SAGRADAS

sábado, 5 de outubro de 2019

EWE ÈKELÈYÍ

EWE ÈKELÈYÍ

Nomes Populares: Maravilha, Jalapa, Batata-de-purga, Batata-de-jalapa, Pó-de-arroz.
Nomes Científicos: Mirabilis jalapa L., Nyctagninaceae; Mirabilis odorata L.; Admirabilis peruana Nieuwl.; Mirabilis dichotoma L.; Jalapa dichotoma (L.) Crantz.;Nyctago mirabilis  D.C.
Orixás: Orumilá, Ewá e Oiá.
Elementos: Ar/feminino.
Originária do México, a maravilha ocorre, nos dias atuais, em diversas áreas de clima tropicais nos vários continentes. No Brasil, principalmente do Nordeste ao Sul, é encontrada espontaneamente ou cultivada em jardins como planta ornamental e medicinal.
Nos candomblés jejê-nagôs brasileiros, a maravilha é atribuída a Oiá,e, em Cuba, é considerada uma planta própria de Obatalá, Yewá e também Oiá (Cabrera1992:486).
Esta planta, na África, é utilizada ritualisticamente como defesa contra feitiços e, segundo Verger (1995:697) conhecida pelos nomes iorubas tannáposó, òdòdó elédè, tannápakú, tannátanná, tannápowó e tanná pa osó.
Popularmente, emprega-se o pó das sementes juntamente com o sumo de limão para combater as sardas. O sumo das flores debela as dores de ouvido provenientes de mudança de temperatura. As raízes conhecidas popularmente como batata-de-jalapa são recomendadas nos casos de cólicas abdominais, diarreias, disenterias, hipropisias, leucorréias e sífilis.
De acordo com Spellenberg (2001) é uma espécie ornamental popular nativa do México, e tornou-se naturalizada em diversas regiões temperadas e tropicais do mundo. No Brasil também é cultivada como ornamental e facilmente escapa das áreas cultivadas, tornando-se ruderais e espontâneas. Na Flora Brasiliensis tratada por Schmidt (1872) inclui a informação de Eichler que apontou que raízes de Mirabilis jalapa já eram utilizadas na medicina popular como emético e também em tratamentos de hidropsias, diabetes e em leucorréias.
A maravilha é um belo arbusto perene, muito florífero e de raízes tuberosas. Apresenta caule ramificado, ereto e de textura herbácea, com cerca de 70 cm de altura. Suas folhas são lanceoladas, opostas, verdes e com nervuras mais claras. As flores são em forma de trombeta, hermafroditas, solitárias ou em pequenos grupos e apresentam as mais variadas cores, como o amarelo, o rosa e o vermelho, inclusive manchadas e listradas. Elas desabrocham em dias nublados ou à noite e permanecem abertas pela manhã, atraindo insetos, seus polinizadores. A floração ocorre na primavera e verão.
A maravilha é uma planta muito rústica e fácil de cultivar. Presta-se para a formação de maciços, bordaduras e conjuntos, assim como pode ser plantada em vasos, jardineiras e cestas. Apresenta folhagem de aspecto denso e bonito, mesmo que esteja sem flores. As flores acrescentam um colorido vibrante ao jardim e exalam um perfume suave. É habitual plantá-la próximo às portas e janelas. Como é resistente à salinidade, também podemos aproveitar esta florífera em jardins litorâneos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário