HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : SEMENTE E SAÚDE

domingo, 12 de fevereiro de 2017

SEMENTE E SAÚDE

SEMENTES QUE MELHORAM A SAÚDE


Elas fazem parte da alimentação há milênios. Mas, com tantas opções gastronômicas hoje, muitas vezes acabam ficando fora do cardápio. Conheça as combinações com grãos e outros produtos saudáveis para trazê-las de volta ao prato.

Elas vêm em todos os tamanhos, formas e cores diferentes. A semente é o embrião de uma planta e a origem da nutrição para muitos animais, incluindo os seres humanos. A planta preenche cada semente com altas concentrações de vitaminas, minerais, proteínas, óleos essenciais e enzimas adormecidas. Se você está procurando uma fonte de nutrientes barata, simples e prática, as sementes são o que você procura. E muitas delas, inclusive, podem ter poderes curativos envolvidos com estes nutrientes.

Como comer sementes?

Há apenas uma maneira de obter nutrição a partir de sementes: comendo-as cruas. Uma vez que são expostas ao calor, podem produzir substâncias tóxicas, e as vitaminas, minerais e óleos essenciais se perdem. Ao assar uma semente, a sua classificação se move de um alimento vivo a um alimento morto. Não há nenhuma semente na terra que possa resistir à torrefação ou aquecimento, sem quebrar seus componentes nutricionais. Isso significa que você pode moer as sementes, misturar em várias receitas mas nunca aquecê-las. E sempre se lembre de hidratar, germinando ou brotando as sementes, para otimizar ainda mais os nutrientes e os poderes curativos.
Vale lembrar que os efeitos das sementes em sua saúde raramente são imediatos. O uso contínuo e prolongado delas é que fará efeitos permanentes sobre sua saúde.
Dentre todas as sementes que encontramos em nossas pesquisas, 10 delas tem destaque pelos seus “poderes curativos”. Isso não significa que estas sementes devam substituir elementos de sua dieta, nem que elas vão ser melhores que uma consulta com um médico. Porém, com sua inclusão na dieta balanceada e sob a tutela de um nutricionista, as sementes abaixo podem ter poderes curativos cada vez mais eficientes.
  • Sementes de chia
  • Sementes de cânhamo
  • Sementes de romã
  • Sementes de linhaça
  • Sementes de abóbora
  • Sementes de damasco
  • Sementes de gergelim
  • Sementes de girassol
  • Sementes de cominho
  • Sementes de uva

Por não mudarem muito o sabor dos alimentos, as sementes podem ser usadas de diferentes formas: "Podem ser usadas em grãos, como farinha e enriquecem a alimentação. Normalmente você pode colocá-las em qualquer refeição, seja no iogurte, na salada ou molho do macarrão, na sobremesa, no lanche ou sopa". E a nutricionista avisa: "O que é importante é ingerir e depois de umas duas semanas, você já vai sentir os benefícios. Mas não abuse."
Uso em excesso
Se consumidas de maneira abusiva, as sementes podem trazer problemas para a saúde. Daniela explica: "Ingerindo de forma errada, elas podem trazer desconforto, irritação na parede intestinal e até aumentar o nosso peso. Escolha umas duas sementes por dia e não passe de uma colher de sopa diariamente. A chia, por exemplo, consumida em excesso, é um tipo de grão que pode ter efeito contrário e incentivar o aumento de peso.

Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS