Àgbàdó funfun = Milho Branco para
Òxàlá e todos os outros orixás.
Àgbàdó pupa = Milho amarelo para
Èxù, Ògún, Oxoosi, Lògún Ede e Öbà.
Àgbàdó kékeré = Milho alho, para
Obaluaiyé, Nàná e Oxún.
Espigas de milho para Oxoosi e
Xàngó.
As folhas são usadas em omi-eró
de prosperidade e para lavar Èxù.
A água do milho branco cozido é
utilizada em banho calmante.
Os grãos são utilizados nos
terreiros, no preparo de varias iguarias que são
ofertadas aos òrìxà, tais como:
Ègbo, ègboyá, axoxo, àdun, guguru, akasá
branco, akasá de leite, egidi
(akasá de milho amarelo), ekó etc.
Vegetal gún, utilizado para
atrair prosperidade e boa sorte.
Uso em Ifá
“As folhas (ewe àgbàdo) são
usadas em um trabalho para trazer boa sorte (àwúre
oríre) que se classifica no odú
ìwòrì òfún, também chamado ìwòrì àgbàdo” e em
“trabalho para se obter favores
das feiticeiras” (Verger 1995:41/42). Do odu
Èjìogbè em “receita para tratar
vômito e diarréia” (Verger 1995:185).
“A espiga de milho inteira, odidi
àgbàdo, é usada em uma receita para ajudar a
mulher a ter um bom parto (awebí)
classificada no odu que trata do nascimento
de crianças, (...) ogbè òtúrúpon
ou ogbè tún omo pon” (Verger 1995:43)
“O sabugo do milho (pòpórò
àgbàdo) é usado em trabalho para sair vitorioso de
uma luta (ìsegun ìjàkadi),
classificado no odù ose méjì ou ose oníjà, “ose-que-
gosta-de-briga” (Verger
1995:43,351)
“A palha (háríhá) que envolve a
espiga de milho é usada em uma receita para
ajudar a mulher grávida a sentir
o corpo leve (...), classificada no odu ogbè òtúrá
ou ogbè aláso funfun,
“ogbè-dono-da-roupa-branca” (Verger 1995:44,277)
O cabelo-de-milho é utilizado em
“trabalho para conseguir proteção contra Exu”
do odu Ose òtúrá (Verger
1995:295).
“... os grãos de milho torrados
(àgbàdo súnsun) são usados em trabalhos para
fazer um processo judicial cair
no esquecimento (àwúre aforàn ou ìdáàbòbò
l’owo ejo) pertencendo ao odu
ogbè òtùrá ou ogbè kòléjó, “ogbè-não-tem-
processo-na-justiça”.” (Verger
1995:44-45, 341), e em “receita para tratar
inchaço da barriga” do odu Ose
ìká (Verger 1995:193).
Do odu Ose òtúrá consta um
curioso “trabalho para juntar novamente partes
cortadas de um corpo” (Verger
1995:385)
Ofo ti nmu ní se oríre (Para ter
boa sorte) do odu Ìwòrì wòfún (ìwòrì òfún),
Kini àgbàdo á mú bó? Igba omo.
Kini àgbàdo á mú bó? Igba asó.
Orí’re ni ti àgbàdo.
Àgbàdo rin hòhò l’óko.
O kó ‘re bó wá ‘lé.
Orí’re ni ti àgbàdo
O que o milho está trazendo de
volta? Duzentas crianças.
O que o milho está trazendo de
volta? Duzentas roupas.
O milho traz boa sorte.
O milho vai para o campo.
E retorna para casa com boa
sorte.
O milho traz boa sorte
Outros nomes yorubá: Ìgbàdo, okà,
yangan, erinigbado, erinkà, eginrin àgbado,
elépèè, ìjèéré (Verger 1995:737).
Nome popular: Milho, milho
branco, milho vermelho, milho alho
Nome científico: Zea mays L.,
Gramineae
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