Uso nos terreiros:
Usada nos fundamentos de
iniciação das pessoas de Airá, e por extensão
para todos os orixás do fogo. Entra no àgbo, banhos de defesa,
sacudimentos e trabalhos de
proteção. Considerada como uma folha de
defesa e proteção tem a função de
cortar maldições e feitiços.
Características masculinas e gún,
ligada ao compartimento Fogo.
Conhecida, também, pelo nome nagô
isúmi uré, nos candomblés.
Uso em Ifá:
Ofó do odù Ogbè rí kúsá (Ogbè osá).
Sob o nome de Arùnsánànsánàn é
usada em trabalho para apaziguar
as feiticeiras (Verger 1967:24-25)
Sánàn ní rùn
Arùnsánànsánàn
Sánàn ní rùn
O aroma é bom
Arùnsánànsánàn (o aroma da
redondeza)
O aroma é bom
Ofó do odù Ìká olota (Ìká òyèkú).
Com o nome de Imí esú (excremento de
gafanhoto) serve para acabar com um medicamento
nocivo.(Verger
1967: 48-49)
Wa tanná olá s’ilé mi
Bi ilî ba ti sú
Ni imí esú tanná ola s’ori
Permita que a luz da riqueza
venha para minha casa
Quando a terra é escura
Permita imí esú, ser a luz da
riqueza
Do odù Ìká ògúndá
em “receita para tratar criança
que
come
terra”
(Verger 1995:235)
Do odù Ìká òyèkú em “proteção
para evitar agressão de alguém” (Verger
1995:435)
Outros nomes yorùbás: Arùnsánànsánàn,
imí exú e ako yúnyun (Verger
1995:629)
Nomes populares:
Erva-de-são-joão, catinga-de-bode.
Nome científico: Ageratum
conyzoides L. Composita
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