HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : ÈWÉ FALÁKALÁ

domingo, 5 de fevereiro de 2017

ÈWÉ FALÁKALÁ

Nomes Populares: Corredeira, Erva-andorinha, Erva-de-cobre, Erva-de-sangue, Burra-leiteira, Alcanjoeira.

Nomes Científicos: Chamaesyce Hirta L.

Orixá: Exú.

Fogo/masculino.

Sinonimia: Euphorbia Hirta L.

Euphorbia Opthalmica Pers.
Euphorbia Procumbens D.C.
Euphorbia Gemella Lag.
Euphorbia Capitala Lamk.

Familia: Euphorbiaceae

Elementos: Fogo/MAsculino 

Denominada Corredeira, pois é seu nome mais conhecido, são encontradas em quase todo território nacional.
Existem diversas espécies de corredeira tidas como ervad daninhas invasoras, sendo está, a mais frequente pois é tida como a Verdadeira Corredeira.


Origem

Esta espécie é amplamente distribuída através das regiões tópicas do mundo (isto é pantropical), entretanto é pensado geralmente para ser uma introdução adiantada das Americas em outras regiões tropicais. Pensa-se que é nativa do sul dos EUA, do México, da América Central, do Caribe e da América do Sul tropical (isto é, da Colômbia ao sul até o norte da Argentina).

Devido à dúvida sobre a origem desta espécie, e sua provável introdução muito precoce neste país, é por vezes considerado como sendo nativo do norte e leste da Austrália.

Distribuição Naturalizada

Amplamente naturalizado no norte e no leste da Austrália, mas mais comum e difundido nas regiões tropicais e subtropicais (isto é, no norte da Austrália Ocidental, Território do Norte, Queensland e nordeste da Nova Gales do Sul). Ocasionalmente também registrado de outras partes de Nova Gales do Sul e no noroeste da Austrália Ocidental. Também naturalizado na Ilha de Natal, as ilhas Cocos e Ashmore Reef.

Amplamente naturalizado nas regiões tropicais do mundo, incluindo no Sudeste e no Leste da Ásia (Vietnã, Tailândia, Singapura, Malásia, Indonésia, Camboja, Filipinas, Papua Nova Guiné, China, Taiwan e Japão), Maurício, Nova Zelândia E em numerosas ilhas do Pacífico (por exemplo, Samoa Americana, Palau, Niue, Nauru, Nova Caledónia, Ilhas Marshall, Kiribati, Havaí, Guam, Polinésia Francesa, Fiji e Ilhas Galápagos).

Notas

A planta da asma (Chamaesyce hirta) é uma planta introduzida muito difundida que seja encontrada predominantly em ambientes tropicais e sub-tropicais em Austrália. É uma erva daninha comum de locais perturbados, áreas de resíduos, estradas, jardins, trilhas, gramados, áreas nuas, culturas e pastagens. No entanto, também invade a vegetação natural, particularmente no norte da Austrália, e às vezes é considerado como uma erva daninha ambiental na Austrália Ocidental, no Território do Norte e no norte de Queensland.

Na Austrália Ocidental, onde a planta da asma (Chamaesyce hirta) cresce frequentemente ao longo dos cursos de água, foi classificada como uma espécie de prioridade moderada na estratégia ambiental do weed do estado. Também foi registrado em áreas de conservação no Território do Norte (por exemplo, Gregory National Park). Em Queensland, a planta da asma (Chamaesyce hirta) é uma erva daninha de pastagens na região de Burdekin e uma erva daninha de estradas, de estradas e de corredores da linha eléctrica na área do património mundial dos trópicos molhados.


Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS