Nome popular: Cana do Brejo, cana-do-brejo, caatinga, cana-branca, jacuanga, cana-do-mato, ubacayá, ubacaia, paco-caatinga, periná.
Orixás: Oxalá e Osumare
Elementos: ar/masculino/gùn
Terapêutica: doenças renais.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: América do Sul.
PORTE: De 0,50 a 2,0 metros de altura.
FOLHAS: De coloração verde-escura, espessas, brilhantes, dispostas em espiral e com nervuras centrais bem definidas na face inferior.
FLORES: Praticamente o ano inteiro, não emite odor, mas tem bastante néctar o que atrai beija-flor e insetos polinizadores. As inflorescências são terminais, formada por brácteas vermelhas ou verdes e com flores na coloração branca, rosa ou vermelha.
TRONCO: As hastes são semelhantes a cana, os ramos tem com pouca ramificação e formação tortuosa.
LUMINOSIDADE: Meia sombra, sol pleno.
ÁGUA: Gosta de solo mantido sempre úmido; na ausência de chuvas deve ser regada três vezes por semana de forma a manter o solo sempre úmido mas não encharcado.
CLIMA: Aprecia clima quente e úmido, não tolera frio intenso.
PODA: Hastes secas podem ser cortadas e a expansão da touceira pode ser contida.
CULTIVO: Gosta de solo rico em matéria orgânica. Sugestão de substrato: 01 parte de terra comum de jardim, 01 parte de terra vegetal e 02 partes de composto orgânico.
Nota: Para ter um bom desenvolvimento precisam de calor, umidade e solo sempre úmido.
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião da preparação do local onde vai ser plantado, misturar bem ao solo esterco animal sempre muito bem curtido ou composto orgânico. Após um ano aplicar NPK, fórmula 04-14-08 cerca de 1 a 3 colheres de sopa sempre ao redor do caule, nunca junto a ele.
UTILIZAÇÃO: Fica muito bonita em canteiros de forma isolada, em grupos e fazendo composição com outras plantas tropicais
PROPAGAÇÃO: Por divisão de touceiras, estaquia e sementes.
PLANTA MEDICINAL: Tem efeito anti-inflamatório, suas folhas e rizomas são utilizados principalmente no tratamento de inflamações na bexiga, rim e uretra.
Nota: A utilização de plantas medicinais de forma errada podem ocasionar efeitos contrários aos buscados para cura.
Propriedades Medicinais da Cana do Brejo
Propriedades medicinais: anti-inflamatória dos rins e bexiga, antilítica, antidiabética, antirreumática, aperitiva, calmante das excitações nervosas e do coração, depurativa, diurética, diaforética, emenagoga, estomáquica, febrífuga, resolveste de tumores, sudorífera, tônica.
Para que serve a cana do brejo
A cana do brejo é usada em dietas e formulações para emagrecimento, devido a suas qualidades diuréticas e sudoríferas. Não é mais uma planta milagrosa e sim um bom auxiliar.
Lembre-se que a melhor maneira de emagrecer é tendo uma dieta equilibrada e exercícios físicos, além disso é um bom auxiliar para quem tem problemas urinários.
A cana do brejo também é indiciada nos casos de afecções renais, albuminúria, arteriosclerose, catarro, pedras na bexiga, afecção da bexiga; cistite com dores, diabete, disúria, falta de regras, febre, gonorreia, hidropisia, inflamação dos rins, insuficiência cardíaca, leucorreia, micção sanguinolenta, picada de inseto, reumatismo, rins, sífilis.
Princípios Ativos: Ácido oxálico, inulina, taninos , matérias pécticas.
Cuidados há tomar
Contraindicações: Evitar o uso prolongado, pois pode resultar no surgimento de urólitos (por ser rica em oxalato de cálcio). Evitar seu uso em pacientes com cálculos renais de oxalato de cálcio.
Modo de usar
- Hastes: leucorreia, afecções renais;
- Sumo fresco do colmo: disúria, hidropisia, aterosclerose, albuminúria, insuficiência cardíaca, dores nefríticas, sífilis e gonorreia, picada de insetos e catarro;
- Cataplasmas das folhas frescas e contusas: tumores;
- Suco do caule: arteriosclerose, lavar feridas, excitações nervosas e do coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário