HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : CHÁ DE PITANGA

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

CHÁ DE PITANGA

A pitanga, conhecida cientificamente como Eugenia uniflora, é uma fruta que lembra uma cereja da família das Myrtaceae. Ela cresce de uma pequena árvore nativa da floresta amazônica, que compreende o Brasil e outros países como o Uruguai, a Guiana, o Paraguai, a Argentina, o Suriname e a Guiana Francesa. Por ser especialmente abundante no Brasil e no Suriname, em alguns países a fruta é conhecida como “cereja brasileira” ou “cereja do Suriname”.
Suas folhas e até mesmo seu caule são ricos em diversos óleos essenciais como os politerpenos, os sesquiterpenos, a citronela, o acetato de geranilo e a cineol.
Já o fruto é muito saboroso e rico em nutrientes como fósforo, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C, riboflavina e niacina. A fruta também apresenta compostos antioxidantes como a rubixantina, o licopeno, o gamacaroteno e a betacritoxantina.
De acordo com a cientista Dra. Margaret Mustard da Miami University e de informações obtidas do United States Department of Agriculture, em uma porção de 100 gramas de pitanga são encontrados:

0,84 a 1,01 gramas de proteína;
0,4 a 0,88 gramas de gordura;
7,93 a 12,50 gramas de carboidratos;
9 miligramas de cálcio;
0,2 miligramas de ferro;
11 miligramas de fósforo;
26,3 miligramas de vitamina C;
0,03 miligramas de tiamina (vitamina B1);
0,03 miligramas de niacina (vitamina B3);
0,04 miligramas de riboflavina (vitamina B2);
1.200 a 2.000 unidades internacionais de vitamina A;
93 gramas de água.

Outros minerais presentes na fruta incluem: potássio, magnésio e sódio.

Benefícios da pitanga

1. Bom funcionamento dos pulmões


De acordo com estudo conduzido pelos cientistas Heinrich Worth, Christian Schacher e Uwe Dethlefsen, o cineol encontrado na pitanga foi capaz de melhorar as funções pulmonares de pacientes com dispneia. A pesquisa também concluiu que o cineol tem efeito anti-inflamatório pois atua ativamente na redução da inflamação na membrana mucosa, o que facilita a respiração dos pacientes.

Além de melhorar a função pulmonar, a pitanga parece ajudar no tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas.


2. Controle da diabetes

Estudos mostram que as antocianinas presentes na pitanga podem aumentar os níveis de insulina no organismo. Pode ocorrer um aumento de até 50% na produção de insulina apenas com a ingestão de pitangas. Esse aumento pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue e a reduzir os sintomas da diabetes.
Segundo estudo brasileiro publicado em 2015 na revista científica Antioxidants, o consumo de extratos de pitanga também pode ajudar a combater a inflamação associada à diabetes.
3. Poder anti-inflamatório
Como já mencionado sobre os benefícios da pitanga na respiração e no bom funcionamento dos pulmões, os antioxidantes da fruta ajudam a combater a inflamação devido principalmente à presença de cineol, que é um óleo extraído das folhas e das frutas da planta que apresenta propriedades anti-inflamatórias.
O efeito anti-inflamatório é tão eficiente que pode até reduzir os sintomas associados a doenças inflamatórias como a gota e a artrite.

4. Combate ao câncer

Os antioxidantes presentes na pitanga combatem os radicais livres que podem danificar células saudáveis e aumentar o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.
Além disso, a pitanga contém vitamina C, que quando ingerida constantemente parece ajudar a reduzir as chances de desenvolver câncer nos pulmões, na boca, no estômago, no reto, no esôfago e nas cordas vocais. Acredita-se que seu efeito anti-inflamatório também ajuda a prevenir a doença.

5. Suporte à função imunológica

A abundância em vitamina C e em outros compostos antioxidantes ajuda a neutralizar o efeito dos radicais livres e estimula e fortalece o sistema imunológico, o que ajuda a proteger o corpo contra diversas doenças.
Isso porque, no organismo, a vitamina C acelera a produção de anticorpos e combate de modo eficaz os micróbios que podem causar doenças.

6. Melhoria da saúde gastrointestinal

Por apresentar propriedades adstringentes e antissépticas, há benefícios da pitanga no alívio de desconfortos e problemas gastrointestinais como a diarreia e até alguns tipos de feridas intestinais.
Se consumida regularmente, ela é capaz de regular a saúde gastrointestinal eliminando de uma vez por todas qualquer tipo de desconforto.

7. Aumento da energia

As vitaminas do complexo B presentes na pitanga são essenciais para várias funções metabólicas, incluindo a geração de energia. O complexo B é muito importante para a saúde em geral e especialmente para aumentar os níveis de energia e para regular a função do sistema nervoso.
A vitamina B2, por exemplo, é muito importante para a produção de anticorpos e de glóbulos vermelhos que atuam no transporte de nutrientes por meio do sangue para todo o corpo, além de garantir o desenvolvimento adequado de diversos órgãos durante a infância e a adolescência.
Desta forma, consumir pitanga e outras fontes de vitamina B ajuda a prevenir deficiências nutricionais e manter o metabolismo em pleno funcionamento.

8. Manutenção da pressão arterial

Estudos sugerem que a pitanga apresenta propriedades que reduzem a pressão arterial elevada. Esse efeito ajuda a regular o fluxo normal do sangue através do corpo, evitando assim complicações de saúde resultantes da pressão alta como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

9. Melhoria do sono

Pesquisas mostram que a pitanga contém melatonina, um hormônio produzido naturalmente pelo corpo para regular o sono. A presença de níveis adequados de melatonina permite que tenhamos uma noite de sono tranquila e revigorante.
Porém, pessoas que sofrem de insônia e de outros distúrbios do sono podem não produzir melatonina o suficiente, sendo essencial ingerir alimentos ricos nesta substância.
Assim, em alguns casos um dos benefícios da pitanga é o de ajudar pessoas que lidam com problemas para dormir.

10. Prevenção contra o envelhecimento precoce

O alto teor antioxidante da pitanga ajuda a retardar os sinais de envelhecimento que surgem em algum momento da vida. Os antioxidantes atuam no combate aos radicais livres que podem danificar células saudáveis e acelerar o processo de envelhecimento, causando manchas e marcas de idade na pele.
A pitanga pode evitar esse processo e deixar sua pele bonita e com aspecto jovial por mais tempo.

11. Pele e cabelos saudáveis

Além de evitar os sinais de envelhecimento precoce, a pitanga ajuda a tratar inflamações na pele como acne, espinhas e psoríase devido à presença significativa de vitamina A. Essa vitamina ajuda a manter e fortalecer os tecidos epiteliais e as membranas mucosas, além de proteger a pele contra a ação de toxinas e de radicais livres.
A vitamina A também ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a suavizar as rugas na pele, o que a mantém nutrida e firme. As propriedades antissépticas também ajudam a promover a cura de infecções bacterianas, feridas e outros problemas na pele.
A presença de vitamina C também é essencial para estimular a produção de colágeno e promover a renovação natural da pele de tempos em tempos.
Os antioxidantes e nutrientes também trazem benefícios da pitanga para manter os fios de cabelo bem nutridos e bonitos. Além disso, o óleo de pitanga aplicado ao couro cabeludo pode auxiliar no controle da oleosidade excessiva e por isso é encontrado em alguns shampoos para cabelos oleosos.



Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS