BOLDO:A ERVA PODEROSA!
Energeticamente todos os boldos tem a mesma função, permitindo assim, sua substituição. Essa erva é uma poderosa magnetizadora e fortalecedora do chacra coronal, que traduzindo, aquece o espirito e traz confiança para as práticas magicas mediúnicas. A desobstrução do chacra coronal de acumulo energético negativo, ocorre com o sumo macerado que pode ser usado diretamente na cabeça, provocando a cristalização do chacra no sentido de protege-lo, isola-lo, fortalece-lo e prepara-lo para a mediunidade pratica.
“Problemas de fígado? Tome um chá de boldo-do-chile que é tiro e queda!”. A receita e famosa, mas deve-se ficar atento: várias pessoas acreditam erroneamente que têm no quintal o boldo-do-chile (Peumus boldus), entretanto, essa planta e raríssima no Brasil! O que acontece é que em nosso país outras plantas também são chamada de boldo, principalmente o boldo-da-terra (coleus barbatus ou plectranthus barbatus) e o boldo-baiano (vernonia condensata). Menos comuns são o boldo-português (ou boldo-miúdo) e o Boldo Chinês
E há uma explicação para a importância em saber qual é o boldo que tem no seu quintal. O boldo-do-chile e o boldo-da-terra apresentam efeito colaterais e diferenças na indicações. Então vamos observar as características de cada um dos mas conhecidos, para acabar de vez com as confusões:
Boldo-do-chile
(Peumus Boldus)
O verdadeiro boldo e chamado no Brasil de Boldo do Chile; trata-se do Peumus Boldus, uma arvore que atinge 12 a 15 metros de altura e pertence à família Monimiácea. O Boldo do chile e facilmente confundido no Brasil com Boldo da terra, arbusto de propriedades semelhantes, mas com contraindicações diferentes.
Indicações: Inapetências, embaraços gástricos, estimulando a digestão e combatendo a atonia gastrintestinal; empregado no tratamento da icterícia; útil na litíase biliar e nas afecções do fígado e do baço. Segundo alguns especialistas, é aconselhado contra insônia.
Efeito Colaterais: Pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser usado com cautela. No Brasil, é possível encontrar o boldo-do-chile (produto importado) em farmácias.
Boldo-da-terra
(Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus)
Arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Também é conhecido como falso boldo, boldo africano, boldo-do-rei e malva-santa. Pertencente á família das Labiadas, é uma planta herbácea perene que apresenta folhas pilosas, isto é, coberto de pequenos pelos que dão uma aspecto aveludado. As flores pequenas nascem em espigas, na ponta dos ramos, em tons que vão do azul ao violeta. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias.
Indicações: Infecções hepáticas (hepatite, cólicas, congestões, etc.), febris e gástricas, dispepsias, flatulência, obstipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia e ressaca alcoólica.
Efeito Colaterais: Pode produzir irritações da mucosa do estômago, se usado em doses elevadas. Parece apresentar efeitos cardioativo.
Boldo-Baiano
(Vernonia condensata)
Arbusto originado da África, chega a alcançar de 2 a 5 metros de altura e pode se quebrar facilmente com o vento, folhas alternas, alongadas ou lanceoladas, de textura fina e com bordos um pouco serrilhadas. Flores esbranquiçadas, reunidas e, capítulos terminais. Pertencente à família das compostas. Apresenta efeito carminativo e alivia os sintomas de úlceras e gastrite.
Indicações: Ressaca alcoólica, bom funcionamento do fígado, estimular a secreção biliar, aliviar os sintomas da gripe, diarréia, cólicas, icterícia, abrir o apetite.
Efeito Colaterais: Outras espécies do gênero vernonia não apresentaram nenhum efeito tóxico, exceto um glicosídeo cardiotônico encontrado nas raízes de uma das espécies na África. Não se aconselha o uso prolongado da planta. A mesma pode ser abortiva.
Boldo-Miúdo ou Boldo-português
(Plectranthus Neochilus Schlechter)
Arbusto também originado da África, atinge altura de 30 a 90 cm
Planta herbácea, perene, ramificada, de aroma muito intenso. Folhas inteiras, carnosas e opostas. Folhas verdes-cinza e flores com colorações azuis e roxas. Pertencente à família das Lamiaceae.
Indicações: A maceração das folhas é um tônico amargo que facilita o trabalho da vesícula biliar estimulando a secreção da bílis, favorecendo a digestão de gorduras, porém se tomado em exagero ou se o uso for prolongado, pode causar irritação gástrica.
Efeito colaterais: Se tomado em exagero ou usado prolongadamente, pode ser tóxico e causar irritação no tubo digestivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário