Uso nos terreiros:
Sob o nome de tenúbe, alguns
terreiros utilizam esta planta no àgbo e em banhos
para os iniciados de Ògún, Omolu
e Nana, bem como para lavar os objetos rituais
do orixá.
Outros terreiros a denominam de
aberikuló e utilizam-na especificamente em
banho de proteção e trabalhos
para livrar a pessoa da morte, Como a maioria das
plantas utilizadas em trabalhos
para evitar a morte, suas folhas, quando
maceradas produzem uma tinta
escura que mancha as mãos.
Uso em Ifá:
Do odu Òfún òyéku em “receita
para tratar torcicolo” (Verger 1995:227)
Do odu Òyéku òtúrúpòn em “receita
para tratar picada de cobra” (Verger
1995:245)
Do odu Òkànràn ìwòrì em “trabalho
para expulsar alguém da cidade” (Verger
1995:413)
Do odu Òfún méjì em “trabalho
para enlouquecer alguém” (Verger 1995:417)
Do odu Ìwòrì òyékú em “proteção
contra agressões” (Verger 1995:433)
Do odu Ìretè ìrosùn em “proteção
para quem pisou num trabalho agressivo”
(Verger 1995:439)
Do odu Òsé ogbè em “proteção
contra picada de cobra” (Verger 1995:447)
Outros nomes yorubá: arójòkú e
àáràgbá (Verger 1995:668)
Nomes populares:
Botão-de-santo-antonio, erva-botão, cravo-bravo.
Nome científico: Eclipta alba (L.)
Hassk., Asteraceae (Compositae
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