HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : CAMBOATÁ

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CAMBOATÁ

Nome científico: Matayba guianensis Aubl.
Nome popular: Camboatá, berreiro bilreiro camboatá cedro branco

Árvore muito bonitas folhas compostas parecida com as folhas de café seu abitar é as matas de terra firme e argilosa, e uma planta que suas raiz e cascas são vomitivas drásticas, abortivas e tóxicas em alta dose, na medicina caseira é usada para sífilis, temores.

Nome ioruba Ìpésán é uma folha do elemento fogo / masculina faz parte das 12 folhas principal do Orisa Sango é uma folha gun, também usada no culto de Ogun em banhos de descarrego e nos sacudimentos, o kòrin ewe ìpésán é louvado em todos os ritual do culto das folhas.
Terapêutica: casca em chá: asma e tosses convulsivas.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore perenifólia heliófita, espécie pioneira. Sua altura atinge até 25 m e seu até diâmetro 50 cm.
Folhas: pinadas, elíptica.
Flores: brancas.
Fruto: cápsula. Muito consumidos pela avifauna.
Floração: Outubro/Novembro.
Frutificação: Dezembro/Janeiro.
Polinização: abelhas.
Dispersão: zoocórica aves.
Ocorrência: em todo Brasil, em todas as formações florestais.
Utilização: construção civil para tabuados
Fitoterapia
Na medicina caseira, é utilizada no combate a azias, problemas do fígado, dores no coração, tumores, reumatismo, tosses, bronquite e como tônico, digestivo, antitérmico e no aumento da resistência orgânica.

Fitoeconomia

Espécie com características ornamentais, podendo ser utilizada para arborização urbana, recomposição de mata ciliar ou para reflorestamentos destinados a preservação, pois os frutos são fonte de alimento para a avifauna. É planta melífera, com produção de néctar e pólen. A madeira é de cor branca,
Injúria

Comentários

Após o plantio, a emergência das plântulas ocorre entre 12 e 40 dias. As sementes possuem baixa tolerância à dessecação.
Bibliografia
Bibliografia consultada
LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. 3, 1. Ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2009. 384 p.



Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS