HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : COQUINHO DE CATARRO

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

COQUINHO DE CATARRO

Nome científico: Acrocomia aculeata (lacq ) Lood. ex Mart

Nome popular: Jerivá, baba-de-boi, cheribão, coco-de-cachorro, coco-de-catarro, coco-de-sapo, coco-juvena, coqueirinho, coqueiro, coqueiro-jerivá, coquinho, coquinho-babão, coquinho-doce, baba-de-boi, gerivá, imburi-de-cachorro, jeribá, jureva, palmeira, pindó, pindoba-do-sul, tâmara-da-terra


Descrição

Árvore monóica de 10 a 25 m de altura, possui estipe único, anelado. As folhas são compostas, espiraladas, pinadas, e medem entre 2 e 3 m de comprimento. Os folíolos são estreitos e lanceolados, verde escuros na face superior, e um pouco pálidos na inferior, e estão irregularmente distribuídos em vários planos ao longo do ráquis. É uma espécie pioneira, perenifólia e heliófita. Prefere solos úmidos, brejosos ou inundáveis. As flores agrupam-se em inflorescências, protegidas por um tegumento acanoado, e medem entre 1,2 e 1,6 m de comprimento. A espádice (cacho) mede de 80 a 120 cm de comprimento. A floração ocorre quase o ano inteiro, com intensidade maior entre os meses de setembro a março. Os frutos do jerivá são lisos, carnosos, amarelo-alaranjados e com polpa fibrosa.

Floração / frutificação

Floresce e frutifica duas vezes ao ano, uma no outono e outra no verão.

Dispersão

Zoocórica

Habitat

Ocorre no Cerrado e Mata Atlântica, na Floresta Ombrófila Mista e Densa, Floresta Estacional Semidecidual, Afloramentos Rochosos e Restingas.

Fitoterapia

Medicinal: Na medicina popular, é utilizado como diurético, contra a diarréia, amarelão e problemas de rins. O chá da casca e da flor, ou o sucos dos frutos, é usado como vermífugo. Os índios guarani utilizam a infusão das raízes para combater a dor de dentes.

Fitoeconomia

Dos frutos extrai-se óleo, cujos ácidos graxos aí presentes fornecem matéria prima para a fabricação de sabão.
Apícola: As grandes inflorescências do jerivá produzem muito pólen e néctar, que são úteis à produção de mel.
Artesanato: As sementes podem ser utilizadas para confecção de produtos artesanais.
Fibras: As fibras podem ser aproveitadas na confecção de roupas, redes e outros artigos.
Forragem: É muito comum, em épocas de estiagem, que suas folhas sejam utilizadas como forragem, a qual é muito apreciada, principalmente pelos eqüinos. Os frutos são muito apreciados pelos porcos, e constituem ótima ração.
Alimentação humana: O fruto do jerivá é comestível, e sua polpa é doce e saborosa. Os frutos podem ser fervidos, e o suco extraído serve para fazer geléias e sucos. Em algumas regiões, o palmito das plantas jovens também é consumido, e apresenta um teor de nutrientes bem superior ao do palmito pupunha, e o gosto deste palmito, segundo alguns autores é um pouco mais amargo, mas outros autores afirmam o contrário, considerando-o superior até mesmo ao palmito-verdadeiro (Euterpe edulis). As amêndoas das sementes também são consumidas in natura e muito apreciadas, podendo ainda ser usadas como fonte de óleo ou farinha.
Ornamental: Atualmente vem sendo muito utilizado em paisagismo, na arborização de jardins e praças. É muito decorativa e possui um belo efeito paisagístico. Como seu sistema de raízes é pouco profundo, pode ser transplantada mesmo depois de adulta.
Ecológico: Os frutos do jerivá são avidamente procurados por várias espécies de animais, como aves, peixes, lagartos e graxains, e as flores costumam ser muito procuradas por toda classe de insetos, o que a torna de extrema importância na recuperação de áreas degradadas.
Econômica: As folhas desta palmeira ainda são muito utilizada pelos indígenas como cobertura das casas. E em áreas rurais são também utilizadas para cobrir galpões de fumo ou como forragem em épocas de seca.
Os índios Guaranis de Misiones, Argentina, utilizam o tronco desta espécie para a confecção de tambores, e as fibras das folhas jovens servem para a confecção de instrumentos musicais de corda.

Injúria
Comentários

Na língua guarani é conhecida como pindo ete.


Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS