HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : EWÉ ÒSÍBÀTÀ

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

EWÉ ÒSÍBÀTÀ

Nome cientifico: Nymphaea sp.

Nome popular: Oxibatá 


(É usada para conter e tranqüilizar sexualmente o iaô no roncó e para tirar mão de “Vumbi”)

Orixás: Oxalá e Iemonjá (branca), Oxum (amarelo), Oyá, Obá e Yewá (rosa), Nanã (lilás)
Elementos: água/feminino/èrò




Terapêutica: afrodisíaco, abortivo, disenterias, diarréias, moléstias da pele. As raízes seve pra inchações fazendo um cataplasma


Os jardins da água tiveram assim seus começos no tecido da história humana e dos processos da mãe Natureza. As plantas aquáticas criam condições adequadas para pragas e doenças que afetam os seres humanos, animais domésticos e plantas cultivadas. Algumas plantas aquáticas foram identificadas como tendo significado religioso. No Oriente, particularmente na China, por volta de 2700 aC, os nelumbos tinham conotações religiosas e eram estimados pelas suas propriedades medicinais. Mais tarde, os nelumbos se espalharam para o Egito.

A maioria dos nossos conhecimentos sobre os primeiros usos de plantas aquáticas vem do antigo Egito, onde nymphaeas, nelumbos e papiros em particular são amplamente representados em pinturas de parede de túmulos, encontradas como flores secas em sarcófagos, E reproduzido como elementos decorativos em pilares e colunas em arquitetura. O uso de flores para fins sociais era tremendamente importante para os antigos egípcios. Após a cerimônia de unção na recepção de um nobre, os criados apresentaram cada hóspede com uma flor de lótus que era então realizada na mão ou anexado à cabeça antes de os visitantes entraram nas salas de recepção.

Em algum período de sua história, os poetas indianos compararam muitas partes do corpo humano ao Nelumbo. Para os chineses, ela tipificava a beleza feminina, enquanto os japoneses consideravam a planta um emblema de pureza, uma vez que as esplêndidas flores ficavam imaculadas pelas águas enlameadas de seu habitat.

À medida que as civilizações cresciam e segregavam em classes dos ricos e dos trabalhadores, aqueles que podiam se dar ao luxo de começar a ter casas construídas longe das áreas de cultivo, mas queria trazer com eles as belezas dessas áreas. Estes jardins, embora inicialmente para alimentos e ervas medicinais, logo se tornaram áreas de exposição elaborada. Eventualmente, as classes superiores e realeza construíram jardins para trazer todo o reino do mundo para a porta da frente. Jardins como Versalhes na França logo representaram a opulência da elite.

Esta opulência ainda é um prazer muito procurado, mas hoje alguém com a determinação e um pouco de dinheiro pode ter um jardim de água em seu próprio quintal. Graças aos plásticos modernos, os processos de construção de um belo jardim aquático, que consomem muito tempo, trabalho e habilidade, foram reduzidos a um trabalho de fim de semana com apenas um mínimo de habilidades facilmente aprendidas.

No final do século XVIII e início do século XIX, uma enxurrada de espécies de Nymphaea foi enviada para a Europa de todo o mundo, aumentando o interesse em waterlilies e lagoas. A notícia do cultivo e do flowering bem sucedidos de Victoria por Joseph Paxton em Chatsworth em Inglaterra em 1849 espalhou distante e largamente. Isto ajustou a fase para que os primeiros hybrids do waterlily sejam feitos. O primeiro geralmente aceite como um verdadeiro híbrido foi N. 'Ortgiesiano-rubra' por Eduard Ortgies nos berçários Van Houtte na Bélgica eo segundo foi N. 'Boucheana' por Carl Bouché na Alemanha. William T. Baxter no Oxford Botanic Garden, na Inglaterra, introduziu um dia híbrido florido tropical, N. 'Daubenyana', possivelmente já em 1851, nomeado para o Dr. Charles Daubeny. Embora grande parte do cultivo e estudo de plantas aquáticas estivesse acontecendo na Inglaterra, na Bélgica e na Alemanha, foi o francês Joseph Bory Latour-Marliac que, na virada do século XX, criou híbridos hardy waterlily que estabelecem o padrão para todos os que Seguido.

Outro francês, Antoine Lagrange, criou maravilhosos híbridos tropicais, mas quase todos eles são perdidos para o cultivo. O interesse nas lagoas e nos waterlilies espalhou-se a América onde E. Sturtevant, William Tricker e James Gurney conduziram a maneira, e Henry S. Conard publicou sua monografia monumento, os Waterlilies, em 1905. George Pring fêz logo o jardim botânico de Missouri a Meca aquática do Estados Unidos. Na década de 1930, Martin E. Randig e Otto Beldt apresentaram seus primeiros waterlilies.

Nossas lendas contemporâneas de hibridação e coleta de plantas aquáticas são hibridizantes Bill Frase, Perry Slocum (falecido), Johan Harder, Clyde Ikins (http://aggie-horticulture.tamu.edu/plantanswers/heroes/ikins.html) (falecido) , Kirk Strawn (http://aggie-horticulture.tamu.edu/plantanswers/heroes/strawn/strawn.html), e Ken Landon (http://aggie-horticulture.tamu.edu/plantanswers/heroes/landon/landon2 .html).

Existem muitas plantas disponíveis para uso em jardins de água. Deve-se ter um plano claro sobre quantas plantas, incluindo lírios-da-água, são esperados para ser usado no jardim de água e como eles devem ser organizados antes de realmente comprar as plantas. Um esboço simples mostrando água-lírios como o grupo de planta de recurso é realmente tudo o que é necessário. Devem também ser incluídas espécies suplementares tais como as que devem ser colocadas ao longo das margens da água.


Há certas considerações a ter em conta. A maioria das considerações, como a profundidade da água, quantidade de luz solar e como cada espécie se relaciona com o seu ambiente deve ter sido considerada durante a fase de concepção. Flutuante folheado e submergir

Nymphaea spp. 'Texas Dawn' lançado por Ken Landon (1985) - Categoria hardy yellow

Descrição:
As flores amarelas ricas com as pétalas exteriores coraram o rosa, amarelo esverdeado com o sépalo cor-de-rosa da beira, antera amarela profunda. Tamanho da flor é 6 "- 8" com uma fragrância lemony. As folhas superiores verdes roxas salpicadas com undersides roxas. Folhas são 8 "com um 3 '- 5' spread.

Comentários:

'Texas Dawn' é provavelmente um dos melhores lírios de água de flor amarela desde que N. 'Chromatella' fez sua aparição em 1887. Esta planta recebeu o International American Water Lily Society Award de 1990. Pode-se esperar que produza de sete a oito flores ao mesmo tempo em meados do verão. No final do verão e outono as flores podem assumir um atraente elenco rosado.

Descrição:

Pétalas exteriores soft pink shading para luz pêssego em innermost pétalas. As flores são 3 "- 4" em toda com 26 - 28 pétalas e uma fragrância agradável. A luz corou as sépalas internas cor-de-rosa com pontas verde escuro. As anteras internas são de cor amarela média, com anteras exteriores suaves rosa e amarelo. Folhas superiores verdes médias com folhas mais novas mais azeitonas com moteado fraco com as partes inferiores de ameixa avermelhada. Tamanho da folha é de 5 "- 7" com um spread de 3 '- 5'.
Nymphaea spp. 'Laydekeri Fulgens' lançado por Joseph Bory Latour-Marliac (1895) - Categoria hardy vermelho
Descrição:
As flores são vermelhas vívidas de Borgonha. O tamanho da flor é 5 - 6 polegadas com 20 pétalas e uma fragrância ligeira. A cor do Sepal é cor-de-rosa pálido com pontas brancas.


As folhas são verdes na parte superior com as folhas novas purplish verde e as manchas roxas escuras com undersides roxos. Tamanho da folha é 8,5 "com uma propagação de 4 - 5 pés.
Nymphaea spp. 'Perry's Double White' lançado por Perry Slocum (1990) - Categoria hardy white

Descrição:

As flores são brancas puras com as septas brancas derrubadas no verde com as proeminentes veias cinzentas escuras e a antera amarela. Tamanho da flor é 6 "- 7" com 39 - 46 pétalas, mas sem fragrância. A cor da folha é verde profundo na parte superior e inferior. As folhas novas são ligeiramente bronzeadas. Tamanho da folha é 8 "com um spread de 4 '- 5'.
Nymphaea spp. ‘Clyde Ikins’ released by Kirk Strawn (year unknown) – Category hardy apricot
Description:
Flowers are creamy yellow with a hint of pink, shading to light yellow apricot at inner petals. Anther color is bright yellow with sepal color a creamy white interior with faint pink on edges and dark green pin stripes. Flower size is four to six inches with 32 – 34 petals and a strong fragrance.

Leaves are medium green on top while newer leaves are more olive with a hint of mottling. Underside of leaves are reddish brown with green veins. Leaf size is 6" – 8" with a spread of 6' – 8'.
Nymphaea spp. ‘Panama Pacific’ released by William Tricker (1914) – Category tropical purple
Description:
Deep violet–purple flower, purple sepal, yellow anther with violet tips. Flower size is 4.5" – 6" with 21 – 22 petals and a very sweet fragrance. Green top leaves, purple undersides, new leaves turn green then red, all heavily mottled purple. Leaf size is 9" – 11" with a spread of 4' – 6'.

Nymphaea spp. 'Red Flare' lançado por Martin Randig (1938) - Categoria bloomer noite tropical

Descrição:
As flores são profundamente vermelhas com sépalas vermelhas profundas e anteras castanhas avermelhadas. O tamanho das flores é de 7 "- 10" com 19 - 20 pétalas e uma fragrância fraca mas pungente. As folhas são de bronze avermelhado na parte superior com superfícies roxas. Tamanho da folha é 10 "- 12" com um spread de 5 '- 6'.
A maioria não são cultivados para suas flores, algumas plantas do pântano oferecem a ajuda para aquelas incapaz de situar sua lagoa na luz solar suficiente para a maioria de lírios de água. Algumas plantas podem tolerar tão pouco como três horas de luz solar direta. Alguns crescem melhor em solos constantemente úmidos para encharcados, enquanto outros realmente crescem em água parada. Existem muitas espécies diferentes de plantas bog com diferentes alturas, texturas e cores para a sua folhagem. As plantas para o jardim do pântano ou para as margens da lagoa adicionam a altura eo drama à característica da água; Lotus, sagittaria e bambu anão adicionar folhagem única, onde a íris, cattails, e bandeira doce têm incomparável textura linear ereta. Em seus ambientes naturais, a água superficial e as plantas do pântano crescem na borda da água. Este grupo de plantas incluem íris, cannas, papiros, plantas do pickerel, papoilas da água e pena do papagaio. A escolha da planta do Texas SuperStar® Bog é: Parrot's Feather.

Descrição:
Planta de crescimento livre que cresce a 20 "- 60" de comprimento com folhas 1 "- 2". Soft folhas curl fechado à noite. Também classificado por alguns como uma planta oxigenante.

Pode ser facilmente controlado pela divisão fora das extremidades e repotting.

Então, se você quiser embelezar sua paisagem com um watergarden, "mergulho". Algumas das melhores informações sobre "como" pode ser encontrado em http://www.victoria-adventure.org/waterlilies/index_of_articles.html.

Fontes

JARDINAGEM DE ÁGUA - Lírios de Água e Lotuses por Perry D. Slocum e Peter Robinson com Frances Perry (1996 pela Timber Press)
Waterlilies and Lotuses por Perry D. Slocum (2005 pela Timber Press)
Pond Basics de Peter Robinson (2000 pela Sterling Publishing Company)
Ken Landon
Rich Sacher
Duane Eaton




Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS