HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : LENDAS OSSAYIN

sábado, 4 de fevereiro de 2017

LENDAS OSSAYIN

Ifá foi consultado por Sacrifício, filho de Òrúnmílá; Ifá foi consultado por Remédio, filho de Ossain;
Um dia Ossain falou ao rei Àjàláyé que ele, era mais velho que Òrúnmílá, por seu poder e conhecimento ele era muito superior a Òrúnmílá. Òsányín alardeou à todos os feitiços que costumava fazer e todos os remédios que preparava. O rei Àjàláyé avisou Òrúnmílá: Ossain disse-me que é maior que você. Agora o rei quer saber, se é você que é maior que Ossain ou se é Ossain que é maior que você.
Òrúnmílá acedeu: verdadeiramente sou mais velho que Ossain. Seja lá o que for que o rei disser para testá-los ele o diria no momento. Rei Àjàláyé falou: Que desejava que cada um fosse buscar o filho mais velho. Ambos os trouxeram. Rei Àjàláyé disse o que deveria ser feito, deveriam enterrar o filho de Òrúnmílá e o filho Ossain. Dentro de sete dias se Òrúnmílá fosse mesmo poderoso a criança ainda estaria viva. Quando a desenterrassem, deveria estar falando como uma pessoa viva. Ossain também deveria enterrar seu filho. Se acontecesse que ambos estivessem vivos nenhum seria maior que o outro perante o Rei. Ele concordaria que ambos eram grandes homens. Porém se um dos filhos falassem e o outro não, significaria que um dos dois não era o que proclamava ser. Ossain pediu que lhe trouxessem o filho mais velho. Era Remédio. Òrúnmílá mostrou o seu. Era Oferenda.
Um buraco foi cavado e eles foram enterrados. Òrúnmílá foi para casa e consultou Ifá. Estaria seu filho vivo daí a sete dias? A resposta era que deveria oferecer èkuru bolos de feijão, pimenta da costa, um galo e um bode, um pombo, um coelho e dezesseis búzios. Òrúnmílá fez as oferendas e preparou-as para serem colocadas em quatro locais, uma, na estrada uma, na encruzilhada uma, para Exú uma, na praça do mercado.
Òrúnmílá obedeceu às indicações sacrificando o coelho. Exú colocou nele o seu poder e ressuscitou-o. O coelho cavou um buraco na encruzilhada que foi dar onde o filho de Òrúnmílá estava enterrado. E, assim, o coelho levou alimento para ele. O filho de Òrúnmílá estava comendo. O filho de Ossain, Remédio, possuía muitos feitiços. Ao ficar com fome e nada tinha para comer, colocou sua força na terra que se abriu para ele chegar até o filho de Òrúnmílá. Perguntou: O que você tem comido nestes 3 dias? Ele estava quase morto de fome. O filho de Òrúnmílá disse que seu pai tinha enviado comida. Remédio pediu que, por favor, lhe desse algo para comer. Ah! como poderia ele, Oferenda, dar-lhe alguma coisa, Existia uma disputa que os envolvia. Se começasse a alimentá-lo em cinco dias ele não estaria morto, e assim daria vitória ao seu pai ? Por favor, dê-me comida, quando chegar o dia, quando me chamarem, não responderei. Oferenda, então, alimentou Remédio até que chegou a data.
Chamaram o filho de Ossain: Remédio! Remédio! Remédio! Mas ele não respondeu. Certo!
Remédio estava morto! Chamaram Oferenda, filho de Òrúnmílá: Oferenda! Ele respondeu: Sim!
Oferenda apareceu são e bem disposto. Remédio apareceu são e bem disposto.
Ossain perguntou: se você não estava morto, porque não respondeu ? Remédio disse que não poderia ter respondido Oferenda não lhe deixaria responder, disse que ambos tinham feito um pacto. Que se Oferenda o alimentasse, ele não atenderia o chamado de seu pai, desta forma Òrúnmílá ganharia a senioridade. Disse que se não tivesse comido por sete dias teria morrido. Então tornou-se um provérbio.
Oferenda não deixou Remédio responder Oferenda é mais poderoso que Remédio.
Significa que oferendas, também chamadas de sacrifícios, são melhores de confiar do que em remédios. Assim Òrúnmílá obteve maior prestígio que Ossain. Dizem: Ifá deve ser saudado como "Ifá, aquele que é mais eficaz que qualquer remédio".

Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS