HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : Èwé Dankó

sábado, 17 de junho de 2017

Èwé Dankó

Babá Dankó
Babá Dankô é o Senhor dos grandes bambuzais! ÒRÍSÁ Funfun e que vem sempre em socorro nos momentos de cruciais, entre a vida e a morte. Babá Dankó é um ÒRÍSÁ do Ketu, ligado a linhagem dos Ajagunãs (Osaguians). O itãn de que ele encabeçou os Oloke ao pé de gameleira e que ele é um dos orixas fum fum.
Dizem que ele é um orixa mágico e raro, mora no bambuzal branco, que Onira lhe deu o atori e ele é o portador real do atori que vive mais do lado dos mortos do que dos vivos, que é o único que tem o poder de punir e absorver qualquer um.
Para alguns antigos zeladores, não se inicia-se ninguém para este ÒRÍSÁ, existem fundamentos especiais para as pessoas de Babá Dankó, pois ele não pega a cabeça do iniciado, até por que, sua liturgia não permitiria. Quem se faz é Osaguiã, e o motivo de ser tudo muito vago é porque não há informação sobre feituras deste ÒRÍSÁ, não é porque é raro ou deixa de ser raro é porque se trata de um dos fumfum e sendo assim ele não viram mesmo na cabeça de ninguém, e neste caso é substituído por Osaguiã.
Esse ÒSÁLÁ é o pai do nascer do dia, portanto o primeiro ÒRÍSÁ na essência da luz do sol. Babá Èpé é a síntese que reúne o equilíbrio e a luta/o pilão e a espada.
Asé ôô!!
oloje iku ike obarainan
Dankó veio logo após o casal Obatalá e Yemowo (Yemu), veio encabeçando os demais ÒRÍSÁ funfun, juntamente de seu irmão Akafojiyan e ambos passaram a habitar o bambuzal branco. Junto com eles vieram Ogiyan, Olufon, Osafuru, Baba Ajala, Olufande, Ikere e os demais funfun. Lembrando que todos eles passaram por Olooke, o grande Orixa da montanha, que foi o primeiro elo entre Orun e Aiyê.
ÒRÍSÁ de grande poder e muito necessário para nosso convívio neste sistema, pois é o responsável por transformar as impurezas da terra em energia positiva. O bambu amarelo ou branco o representa e é por este arbusto que Danko realiza sua tarefa, absorvendo por suas raízes e emanando por suas longas hastes. É por este arbusto que Eegun, os ancestrais masculinos, podem entrar e sair de sua morada, dizem que a casa subterrânea e inalcançável dos mortos fica logo abaixo das raízes de Danko, pois atribuímos este mesmo nome ao bambuzal. Este Orisá é ligado a Oya e Osumare.
oloje iku ike obarainan.
Nome popular:  Bambu. 
Nome científico: 
Bambu é o nome que se dá às plantas da subfamília Bambusoideae, uma da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Essa subfamília se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).



Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS