HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : Èwé Gbígborùn

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Èwé Gbígborùn

Nome popular: Coentro 
Nome cienttifico: Coriandrum sativum
Orixa: Omolu e Oxalá

O coentro também conhecido popularmente como Cilantro, Coentro-português, Coriandro, Erva-percevejo é uma planta herbácea e anual, conhecida por condimentar diferentes preparações culinárias no mundo todo. Além do sabor peculiar, esta erva possui propriedades medicinais comprovadas.
Origem
Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos e como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos). É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a utilizavam em pratos e bebidas.
O coentro é muito utilizado na cozinha indiana e árabe. Em Portugal, é muito utilizado no Alentejo, para enriquecer pratos tais como as açordas e as tradicionais sopa de cação e carne de porco à alentejana, é utilizado também para temperar saladas. Mais a Sul, no Algarve, a sua utilização é pouco frequente. Na região da grande Lisboa o seu uso era também limitado no entanto, e desde há algum anos, também aquela zona do país se rendeu ao seu aroma perfumado e passou a integrá-lo na sua alimentação.
No Brasil, o coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região Norte.

Existem 2 tipos de coentro que podem ser usados na gastronomia:
Coentro marroquino
É o mais fácil de conseguir. As sementes são de cor castanha, têm um diâmetro de 5 mm e podem ser moídas facilmente (delas se obtém um fino pó).

Coentro indiano
O tamanho é similar ao anterior, mas o que muda é a cor. Neste caso é mais claro ou amarelado. O sabor é mais suave, costuma-se torrar antes de moer para intensificar seu aroma.

Nas casas de axé o coentro entra na culinária e em oferendas aos Deuses. Nas casas de Kongo-Ngola-Bantu usa-se sementes de coentro com outros ingredientes para fazer uma comida sagrada chamada Okelele cuja qual é oferecida ao Nkisi Nkosi , já em algumas casas de umbanda as folhas de coentro pode ser usado em banhos de descarrego junto a ervas como Poejo, Camomila, Chapéu de Couro, Erva de Bicho, Cravo, Gerânio Branco, Arruda, Erva Cidreira, Erva de São João, Alecrim do Mato, Hortelã, Alevante, Erva de Oxalá
(Boldo), Folhas de Girassol, Folhas de Bambu. O banho deve ser tomado do pescoço para baixo.

Propriedades do coentro:
-É anti-inflamatório e alivia os sintomas da artrite.
-Tem propriedades antibacterianas e evita a proliferação do vírus da salmonela em alimentos.
-Serve para aumentar os níveis de colesterol bom e reduzir os de colesterol ruim (HDL e LDL, respectivamente).
-Alivia os gases estomacais e previne a flatulência.
-Reduz as infecções do trato urinário.
-Alivia as náuseas.
-Melhora os sintomas e mudanças de humor causados pelos ciclos hormonais (menstruação).
-Reduz as dores e cólicas menstruais.
-É uma boa fonte de ferro, fibras e magnésio.
-Ajuda a combater a anemia.
-Alivia a diarreia, principalmente quando é causada por uma infecção microbiana.
-Promove a saúde hepática.
-Reduz inflamações.
-É uma fonte de antioxidantes.
-Desintoxica o sangue e o corpo em geral.
-Ajuda a perder peso.
-Cura o sarampo.
-Alivia os sintomas das hemorroidas.

Contraindicações
Não é recomendado a ingestão de coentro a mulheres que estão tentando engravidar ou gravidas pois pode aumentar as chances de sofrerem um aborto, bem como também não é recomendado a mulheres que se encontram amamentando, maesmo ainda não se sabendo as consequências desta planta para os bebês.
Além disso as plantas verdes não devem ser usadas para as pessoas com doenças tais como:
-asma
-úlcera de estômago;
-hyperacid gastrite
-tromboflebite
-doença arterial coronariana
-infarto do miocárdio
-Trombose
-colecistite

Coentro não é salsa 
O coentro e a salsa são esteticamente parecidos o que diferencia um do outro é o cheiro, e a principal diferença está no sabor. 
O coentro possui nome cientifico ( Coriandrum sativum ).
A salsa possui nome científico 
( Petroselinum crispum ).
O Coentro é mais aromático que a salsa, tem um sabor um tanto picante e ardente. Ele tem folhas verdes que, apesar de mais arredondadas, são parecidas com as da salsa. As flores do coentro são brancas e rosadas. Já as folhas da salsinha são verdes e serrilhadas, e as flores amareladas.
A salsa tem aroma mais cítrico com notas de anis e limão. Quando o maço está inteiro tem cheiro bem suave, ao macerar as folhas ou talo o aroma se revela.
O coentro tem um aroma penetrante e herbáceo que pode ser agradável pra uns ou repugnante para outros.

Obs: Irmãos e irmãs fiquem a vontade para somar mais conteúdo construtivo ao post e ao grupo, ninguém é dono da verdade, vamos compartilhar conhecimento pois aprender juntos é bem melhor do que fazer o conhecimento de travesseiro ou usa-lo soberbamente para desdenhar do outro.

Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS