HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : AKÒKO#

quarta-feira, 15 de maio de 2019

AKÒKO#


ÈWÉ AKÒKÓ

Segundo Gunfaremin (2013) “entre os iorubas akòko, é considerada um sinal de prosperidade, pois seus troncos eram muito empregados nas feiras, locais onde o comércio era intenso. Era comum que, após serem utilizadas como estacas seus troncos brotassem, gerando novas árvores. Dentro das casas de Candomblé Ketu costuma estar associada principalmente a Ogun e Ossayin, embora na verdade costume ser empregada para todos os orixás”
Ainda para Gunfaremin (2013) “no culto Egúngun, o akòko desempenha um papel fundamental na união dos seres do Ayé (mundo dos vivos) e Orun (mundo dos espíritos). Seu tronco, que geralmente não é muito ramificado, lembra um grande opó ixé, que ligaria o Céu a Terra. Nesse caso, sua principal relação se dá com a iyagbá Oyá, Senhora dos Ventos e dos eguns, que recebe o título de Alakòko, Senhora do Akòko”.
Neto (2012) destaca que “é uma árvore de porte médio (12-15m), de crescimento rápido, com muitas folhas e de aspecto tropical. As flores são tubulares, cor-de-rosa, arranjadas em inflorescência e atraem borboletas e abelhas”.
O plantio da muda ocorreu no dia 8 de março, por Pai Ronie e Pai Alexandre, na presença de Felipe de Ogum, filho do axé. No buraco aberto para o plantio foi colocada água de cachoeira, e colocados axés de Xangô, Ogum e Oya, além de mel e epô. Diversos cânticos africanos foram pronunciados durante o seu plantio. O akòko, segundo alguns Babalorixás antigos serve de ligação entre orun e o aye.
REFERÊNCIAS
AKÒKO a folha do reconhecimento. Disponível por http://gunfaremim.com/?p=151 em 18 mar 2013.

Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS