Nome científico Lantana aff. lilacina Desf.
Nome popular: Milho de grilo.
ÒRÌSÁ: ÒSÜMÀRÉ.
Esse é o milho de grilo, um fruto miúdo agrupado em esferas violáceas formando pequenos cachos, a polpa adocicada é pouco carnuda e envolve um caroço maior que o esperado.
E agora, analisando bem, vejo as semelhanças entre o cambará de flores arredondadas e o milho de grilo. A diferença entre as flores é exatamente a forma de agruparem-se entre círculos e cachos. Já as folhas, para um leigo como eu, são iguais, percebo apenas a diferença de tamanho... Mas ambas são serrilhadas e lixentas.
O cambará também dá uns frutinhos da mesma forma que o milho de grilo, mas são azuis e o cacho que formam agrupam-se em tamanho menor. Perguntem se não vou experimentar da próxima vez que encontrar pelos matos?
A propósito, os frutos da lantana NUNCA devem ser consumidos verdes, pois são altamente tóxicos, fotossensibilizante e hepatotóxicos. Para o gado são fotossensibilizantes e a ingestão em doses maiores pode provocar a morte do animal.
Encontrei duas origens para o nome, ambas do tupi guarani. Erva cheirosa que dá fruto em espiga e "caa" - planta - "mbaraá" - enfermidade.
Aliás a lantana é utilizada na fitoterapia e medicina popular para combater infecções do trato respiratório como tosses e bronquites. São utilizadas as flores e folhas em forma de infusões e xaropes, os frutos comestíveis são muito apreciados por pássaros e as flores por abelhas, sendo considerada uma espécie melífera.
E você conhece milho de grilo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário