HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : ÈWÉ ÀBÁMODÁ

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ÈWÉ ÀBÁMODÁ

EWE ÀBÁMODÁ.
AQUELA QUE FAZ VC REALIZAR O QUE DESEJA
Àbámoda é uma folha bastante conhecida e utilizada no culto a Òrìsà, Nkisi e Vodùn.

De origem asiática, foi introduzida há muito nas Américas, hoje encontrada em todo o território nacional. Uma planta de fácil cultivo, já que, brota com grande facilidade, principalmente em lugares e terras úmidas.
Muito confundida com a Folha da costa (Òdúndun) e com uma flor ornamental conhecida como Kalanchoe.

Mesmo a folha da fortuna (Àbámodá) sendo uma substituta da folha da costa, são duas folhas distintas.

Àbámoda é uma folha feminina, de Èrò (calma). Regida pelas divindades Èsù, Òrúnmìlà e Obàtálá. Com diversas utilizações, tanto medicinal, quanto litúrgica.
Seu nome (Àbámodá) significa: “O que você deseja, você faz”. Pelo seu uso em substituição ao Òdúndun, também é chamada de Erú Òdúndun – Escravo de Òdúndun.
Na Nigéria, mais precisamente em Ilé Ifè, Àbámodá faz parte de u-ma ritualística mistura de ervas que serve para banhar as estatuetas de Obàtálá e sua esposa Yèmowó, após os sacrifícios rituais.

Como folha de Èsù, representa a multiplicação e a prosperidade, capaz de multiplicar qualquer Àse, trazer prosperidade, afastar coisas nefastas e trazer muitas realizações. Uma folha que não pode faltar no Omierò que sacraliza o Yangí de Èsù.
É considerada por muitos Bàbálawo (Sacerdote de Òrúnmìlà) como uma folha de Ifá e bastante utilizada dentro do culto ao mesmo.
Os Olóòsanyìn (Sacerdote de Òsanyìn) utilizam-se da mesma em oògùn (magias) para prosperidade, afastar a inveja e a obtenção de realizações.
Já os Onísegùn (Médicos herbalistas) a usam para a cura de doenças de pele, como feridas, furúnculos, úlceras e dermatoses em geral.
No Candomblé (Religião afro-brasileira), ela é utilizada em rituais de iniciação, através do Àgbo (preparado utilizado para banhar ou beber), na sacralização de objetos ritualísticos das divindades, para assentar “Èsù do Mercado”, para lavar os búzios (owó eyo) do oráculo e em muitas outras magias para prosperidade.
Medicinalmente a folha da fortuna (àbámodá) funciona como diurético, combate encefalias, nevralgias, dores de dente, coqueluche e afecções das vias respiratórias. E também é bastante utilizada no combate a diabetes.


Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS