HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : EWÉ DÍGÍ ERVA PRATA#

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

EWÉ DÍGÍ ERVA PRATA#


EWÉ DÍGÍ
ERVA PRATA 

NOME CIENTÍFICO: SOLANUM ARGENTEUM DUN.

NOMES POPULARES: ERVA-PRATA

ORIGEM: AMÉRICA

UTILIZAÇÃO:ORNAMENTAL.USO NA CULTURA RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA: ABÔS, BANHOS DE PURIFICAÇÃO, SACUDIMENTOS, BATE-FOLHAS, LAVAGEM DE CONTAS E OBJETOS SAGRADOS. É COLOCADA NOS BARRACÕES DE CANDOMBLÉ PARA AFASTAR A INFLUÊNCIA MALÉFICA DOS EGUNS. REZA A LENDA QUE O ORIXÁ OYÁ/IANSÃ, PROTEGEU O PALÁCIO DE XANGÔ DOS EGUNS, AGITANDO AS FOLHAS. O REFLEXO PRODUZIDO PELA PLANTA, FEZ OS EGUNS ACREDITAREM QUE O PALÁCIO ERA PROTEGIDO POR VÁRIOS ORIXÁS E FORAM EMBORA. DESTA FORMA IANSÃ, AFASTOU OS EGUNS DO REINO DE OBÁ KOSSO!.ORIXÁ: OYÁ, IEMANJÁ E OXALÁ (CULTO DE NAÇÃO). IANSÃ (UMBANDA)..

Árvore mediana, suas folhas, na face inferior, tem tonalidade branco-prateada e sedosa, daí o nome erva-prata.
Nas casas de candomblé, as folhas da erva-prata são utilizadas no àgbo, em banhos purificatórios e em sacudimentos. Colocada nos barracões, tem a finalidade de “afastar as influências maléficas dos eguns”.
Uma história contada pelo ”povo-de-santo” relata que “quando os eguns atacavam o palácio de Xangô, Oiá agitava os galhos dessa planta e fazia refletir em suas folhas várias imagens desse orixá. Os eguns, vendo tantos orixás iguais, fugiam apavorados, pensando que estavam sendo atacados por um batalhão, sem perceberem que eram apenas projeções de uma imagem sobre a superfície espelhada da erva-prata. Desse modo, Oiá afastava os eguns do reino de Obá Kosso”.





Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS