HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : ARTEMÍSIA A ERVA DAS BRUXAS

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

ARTEMÍSIA A ERVA DAS BRUXAS

ARTEMÍSIA A ERVA DAS BRUXAS

A Artemísia é uma planta que por muito tempo foi considerada como a erva da bruxaria. Durante a idade média, muitas mulheres a usavam para curas e proteções espirituais. Curava não apenas pequenos machucados, mas também auxiliava em tratamentos mortais.  Artemísia, vem de Artemís, a deusa grega que representava a castidade e a caça. Ao mesmo tempo que se mostrava pura e tenra, também era forte e destemida, como a ligação harmônica de dois poderes mágicos. A utilização desta planta possui milhares de fins, desde o uso no Feng Shui até na cura de doenças graves. No campo da espiritualidade, a Artemísia nos guia através de visões e viagens astrais. Nossas habilidades e características meditativas são aperfeiçoadas graças a esta planta. Seja através dela num ambiente, ou em um chá quentinho, preferencialmente à noite. Nos tempos antigos, os astecas e índios tupis-guaranis usavam a Artemísia para cura de enfermidades como a fadiga, provocada pela caça excessiva. Assim, ela não apenas revigorava os índios, mas também os guiava protegendo - os pela mata. Quando carregavam consigo a Artemísia em seus bolsos, muitos animais tinham até medo de chegar perto. Na cultura celta, a Artemísia sempre foi pendurada nos umbrais das portas para que a casa ficasse protegida durante toda a noite. Qualquer medo que seus habitantes tinham era logo dissipado graças a esta planta. Para a insônia, a Artemísia também é utilizada. Queimam-se as suas folhas secas, fazendo uma espécie de defumador, onde o seu vapor revigora o ambiente e acalma a   todos os que nele estão. Ela proporciona uma noite de sono tranquila e afasta qualquer energia negativa que queira ficar. O chá de Artemísia também é essencial contra o tratamento de vícios do espírito e da carne. Além de muitos males que podem trazer, alguns vícios como o do cigarro podem ser curados através do chá de Artemísia, sobretudo durante a noite, ela deve ser tomada um pouco antes de dormir pois  ajuda a descansar.

Artemísia é uma planta medicinal, popularmente conhecida como Camomila-do-campo, Erva-de-fogo, Erva-de-são-joão, Rainha-das-ervas, que é muito utilizada pelas mulheres para tratar problemas do aparelho urogenital como infecção urinária e para acalmar os nervos.
Os efeitos colaterais da artemísia incluem vasodilatação, convulsões, reações alérgicas e podem causar aborto, por isso não devem ser usadas durante a gravidez e na amamentação.
Principais tipos e para que servem
A Artemísia possui cerca de 380 diferentes espécies de plantas diferentes e cada uma possui suas características, benefícios e contraindicações. Os principais tipos e suas indicações são:

1. Artemísia vulgaris

Simplesmente chamada de Artemísia no Brasil, serve para ajudar no tratamento de anemia, cólicas, dor de estômago, gastrite, nervosismo, nevralgia, falta de apetite, mau hálito, regular o ciclo menstrual irregular e aliviar as cólicas.

2. Artemísia absintum

E popularmente chamada de Absinto ou Losna, uma famosa bebida alcoólica. Serve para combater cólicas intestinais, vermes e parasitas, estimulante uterino, má digestão, azia, falta de apetite, problemas nervosos, baixar a febre ou combater problemas biliares. Também é um ótimo repelentes de insetos e pode ser usada como erva aromática para substituir o sal.

3. Artemísia dracunculus

Também conhecida como Estragão serve para o tratamento de cólicas menstruais e má digestão.

4. Artemísia pontica

Também conhecida como Absinto Romano, tem ação semelhante a artemísia absinthium e serve para combater todos os tipos de dores porque tem propriedade analgésica, mas também pode ser usada para aromatizar vinhos, licores e vermutes.

5. Artemísia ludoviciana

Também conhecida como Artemísia Ocidental é uma importante erva aromática e antisséptica que pode ser utilizada dentro dos sapatos para remover o mau cheiro.

6. Artemísia lactiflora

Pode ser encontrada na China e pode ser usada na preparação das refeições para conferir mais sabor aos alimentos.

7. Artemísia annua

E ótima para combater a malária, tem ação digestiva, antiparasitária e antisséptica e por isso pode ser usada para combater febre, gripe, resfriado, aumenta imunidade e pode ser um bom complemento para o tratamento do câncer de mama, de próstata e leucemia.
Como fazer o chá de Artemísia
Os chás mais utilizados no Brasil são os de Artemísia vulgaris, Losna e Estragão, e o modo de preparo é exatamente o mesmo:
Deve-se colocar 2 colheres das folhas em 1 litro de água fervente. Deixar repousar por 10 minutos, coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.
Preferencialmente a Artemísia deve ser consumida após indicação médica ou do fitoterapeuta, já que ela possui diversos tipos. As partes mais usada são suas folhas, flores e rizoma para fazer chás ou usar externamente.
Onde encontrar Artemísia
É possível comprar as mudas desta planta em lojas de produtos de jardinagem, feiras livres e no jardim botânico. As folhas para serem consumidas em forma de chá ou tempero podem ser encontradas em supermercados e lojas de produtos naturais mas sempre que comprar esta planta para usar em forma de chá, deve-se verificar seu nome científico na embalagem do produto.


Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS