HitLeap - Website Traffic EWE ERVAS SAGRADAS / HERBES / HERBO : EWÉ ALÉKÈSÌ

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

EWÉ ALÉKÈSÌ

Nome Científico: Casearia sylvestris Sw.

Nome Popular: São gonçalinho, língua-de-teiú,vassatonga,guaçatonga.

São Gonçalinho 

Orixás: Ogum e Oxóssi

Elementos: terra/masculino/gùn

Terapêutica: chá – calmante, depurativo, antiinflamatório e analgésico. Macerado – uso externo: picadas de cobra e de insetos.

As folhas têm aparência e disposição bem características: são alternas (uma folha de cada vez se desenvolve a partir dos ramos), simples, de base assimétrica e bordos serrilhados, de 6 a 12 cm de comprimento. Flores pequenas, esbranquiçadas, reunidas na base das folhas, em inflorescências chamadas glomérulos. Os frutos, de até 0,5 cm de comprimento são globóides e possuem de 2 a 6 sementes de até 2 mm, com arilo alaranjado.
Devido às suas propriedades terapêuticas, está entre as espécies vegetais úteis à sobrevivência no Pantanal.

                      Utilização medicinal da Guaçatonga

antidiarreica, anti-febril, depurativa, anti-reumática, nas afecções da pele e nas mordeduras de cobras(especialmente com peçonha proteolíticas, como jararaca e cascavel)

Parte usada

folhas e casca do caule

Preparo e dosagem

decocto ou infusão:: 1 xícara de chá da folha ou casca picadas para 1 litro de água. Tomar de 3-4 xícaras de chá ao dia. No caso de mordedura de cobra, beber 5-6 xícaras ao dia, mais compressas do suco das folhas no local afetado. Observar as recomendações para estes casos (ficar calmo, não se locomover para procurar ajuda, deixando que outros o façam, entre outras recomendações)



Nenhum comentário:

7ERVAS SAGRADAS

EWE KISIKISI

ORQUIDEAS