Acácia-jurema: Usada em banhos de
limpeza, principalmente dos filhos de Oxóssi. É
também utilizada em defumações. A
medicina popular a utiliza em banhos ou compressas
sobre úlceras, cancros, fleimão e nas
erisipela.
Alecrim de Caboclo: Erva de Oxalá,
porém mais exigido nas obrigações de Oxóssi. Não
possui uso na medicina popular.
Alfavaca-do-campo: Emprega-se nas
obrigações de cabeça, nos banhos de descarrego e
nos abô dos filhos do orixá a que
pertence. A medicina caseira aplica esta planta para
combater as doenças do aparelho
respiratório, combate principalmente as tosses e o catarro dos brônquios; preparado como xarope é
eficaz contra a coqueluche. Usada em chá oucozimento das folhas.
Alfazema-de-caboclo: Conhecida
popularmente como jureminha, a Alfazema é usada em
todas as obrigações de cabeça, nos
banhos de limpeza ou abô e nas defumações pessoais oude ambientes. A medicina caseira usa os
pendões florais, contra as tosses e bronquites,
aplicando o chá.
Araçá – Araçá-de-coroa: Suas folhas são
aplicadas em quaisquer obrigações de cabeça,
nos abô e banhos de purificação. A
medicina popular considera essa espécie como um
energético adstringente. Cura
desarranjos intestinais e põe fim às cólicas.
Araçá-da-praia: Planta arbórea
pertencente a Yemanjá e a Oxóssi. É empregada nas
obrigações de cabeça, nos abô e nos
banhos de purificação dos filhos dos orixás a que
pertence. No uso popular cura hemorragias,
usando-se o cozimento. Do mesmo modo
também é utilizado para fazer lavagens
genitais.
Araçá-do-campo: É utilizada em banhos
de limpeza ou descarrego e em defumações de
locais de trabalho. A medicina popular
emprega o chá contra a diarréia ou disenteria e
como corretivo das vias urinárias.
Caapeba-pariparoba: Muito usada nas
obrigações de cabeça e nos abô para as obrigações
dos filhos recolhidos. Folha de muito
prestígio nos Candomblés Ketu, pois serve para tirar
mão de zumbi. A medicina popular
utiliza seu chá para debelar males do fígado, e o cozimento das raízes para extinguir as
doenças do útero. Surte efeito diurético.
Cabelo-de-milho: Somente o pé do milho
pertence a Oxóssi; as espigas de milho em casa
propicia despensa farta. Quando secar
troque-a por outra verdinha. O cabelo-de-milho é
muito usado pela medicina do povo como
diurético e dissolvente dos cálculos renais. É
usado em chá.
Capim-limão : Erva sagrada de uso
constante nas defumações periódicas que se fazem nos terreiros. Propicia a aproximação de
espíritos protetores. A medicina caseira a aplica em vários casos: para resfriados, tosses,
bronquites, também nas perturbações da digestão, facilitando o trabalho do estômago.
Cipó-caboclo: Muito utilizada em banhos
de descarrego. O povo lhe dá grande prestígio ao
linfantismo, por meio de banhos. Usada
do mesmo modo combate inflamações das pernas e dos testículos.
Cipó-camarão: Usada apenas em banhos de
limpeza e defumações. O povo indica que, em
cozimento é de grande eficácia no trato
das feridas e contusões.
Cipó-cravo: Não possui uso
ritualístico. Na medicina caseira atua como debelador das
dispepsias e dificuldade de digestão.
Usa-se o chá ao deitar. É pacificador dos nervos e
propicia um sono tranqüilo. A dose a ser usada é uma xícara das de café
ao deitar.
Coco-de-iri: Sua aplicação se restringe
aos banhos de descarrego, empregando-se as folhas. A medicina caseira indica as suas
raízes cozidas para por fim aos males do aparelho genital feminino. É usado em banhos semicúpios
e lavagens.
Erva-curraleira: Aplicada em todas as
obrigações de cabeça e nos abô dos filhos do orixá
da caça. Na medicina popular é aplicada
como diurético e sudorífico, sendo muito prestigiada no tratamento da sífilis.
Usa-se o cozimento das folhas.
Goiaba – Goiabeira: É utilizada em
quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos
de purificação dos filhos de Oxóssi. A
medicina caseira usa a goiabeira como adstringente.
Cura cólicas e disenterias. Excelente
nas diarréias infantis.
Groselha – Groselha-branca: Suas folhas
e frutos são utilizados nos banhos de limpeza e
purificação. A medicina popular diz que
se fabrica com o fruto um saboroso xarope que se
aplica nas tosses rebeldes que ameaçam
os brônquios.
Guaco cheiroso: Aplica-se nas
obrigações de cabeça e em banhos de limpeza. Popularmente, esta erva é conhecida
como coração-de-Jesus. Medicinalmente, combate as tosse rebeldes e alivia bronquites
agudas, usando-se o xarope. Como antiofídico (contra o veneno de cobra), usam-se as folhas
socadas no local e, internamente, o chá forte.
Guaxima-cor-de rosa: Usada em quaisquer
obrigações de cabeça e nos abô dos filhos do
orixá da caça. É de costume usar galhos
de guaxima em sacudimentos pessoais e domiciliares. Muito útil o banho das
pontas. A medicina popular usa as flores contra a
tosse; as folhas são emolientes; as
pontas, sementes e frutos são antifebris.
Guiné-caboclo: Utilizado em todas as
obrigações de cabeça, nos abô, para quaisquer filhos, nos banhos de descarrego ou limpeza,
etc. Indispensável na Umbanda e no Candomblé. O povo usa para debelar os males dos
intestinos, beneficia o estômago na má digestão. Usa-se o chá.
Hissopo – Alfazema-de caboclo: Aplicada
nos ebori e nas lavagens de contas, do mesmo
modo é empregado nos abô para limpeza
dos iniciados. É muito usado nas afecções
respiratórias, elimina o catarro dos
brônquios. Usa-se o chá.
Incenso-de-caboclo – Capim-limão: Usada
nas defumações de ambientes e nos banhos de
descarrego. O povo a utiliza para
exterminar resfriados, minorar as bronquites e, também,
nas perturbações da digestão.
Jaborandi: De grande aplicação nas
várias obrigações. A medicina popular adotou esta
planta como essencial na lavagem dos
cabelos, tornando-os sedosos e brilhantes. Tem
grande eficácia nas pleurisias, nas
bronquites e febres que tragam erupções. Usa-se o chá
internamente.
Jacatirão: Pleno uso em quaisquer
obrigações. O seu pé, e cepa são lugares apropriados
para arriar obrigações. Não possui uso na medicina caseira.
Jurema branca: Aplicada em todas as
obrigações de ori, em banhos de limpeza ou
descarrego e entra nos abô. É de grande
importância nas defumações ambientais. A
medicina caseira indica as cascas em
banhos e lavagens como adstringente. Em chá tem
efeito narcótico, corrigindo a insônia.
Malva-do-campo – Malvarisco: Seu uso se
restringe aos banhos descarrego e limpeza. O
povo a indica como desinflamadora nas
afecções da boca e garganta. É emoliente,
propiciando vir a furo os tumores da gengiva.
Usa-se em bochechos e gargarejos.
Piperegum-verde – Iperegum-verde: Erva
de extraordinários efeitos nas várias
obrigações do ritual. A medicina
aponta-a como debeladora de reumatismo, usando-se
banhos e compressas.
Piperegum-verde-e-amarelo: Tem o mesmo
uso ritualístico prescrito para o piperegum de
Oxóssi. Na medicina popular é o mesmo
que piperegum-verde.
Pitangatuba: Usado em quaisquer
obrigações de ori, ebori, lavagem de contas e dar de
comer à cabeça. A farmácia do povo
indica em chá, nos casos de febres e também para
desobstruir os brônquios.
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