Açoita-cavalo –
Ivitinga: Erva de extraordinários efeitos nas obrigações, nos banhos de
descarrego e
sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na medicina caseira para debelar
diarréias ou disenterias, e usada também no reumatismo, feridas e úlceras.
Açucena-rajada –
Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo.
Esta cebola
somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as
folhas como
emoliente.
Agrião:
excelente alimento. Sem uso ritualístico. Tem um enorme prestígio no tratamento
das doenças
respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, é
expectorante de
ação ligeira.
Arnica-erca
lanceta: É empregada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô de
purificação dos
filhos do orixá Ogum. Excelente remédio na medicina caseira, tanto interna
como
externamente, usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição
dos tecidos.
Aroeira: É
aplicada nas obrigações de cabeça, e nos sacudimentos, nos banhos fortes de
descarrego e nas
purificações de pedras. Usada como adstringente na medicina caseira,
apressa a cura
de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.
Cabeluda-bacuica
: Tem aplicações em vários atos ritualísticos, tais como ebori, simples
ou completo, e é
parte dos abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.
Cana-de-macaco :
Usada nos abô de filhos, que estão recolhidos para feitura de santo.
Esses filhos
tomam duas doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.
Cana-de Brejo –
Ubacaia: Seu uso se restringe nos abô e também nos banhos de limpeza
dos filhos do
orixá do ferro e das artes manuais. Na medicina caseira é usado para combater afecções renais
com bastante sucesso. Combate a anuria, inflamações da uretra e na leucorréia. Seu
princípio ativo é o estrifno. Há bastante fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.
Canjerana –
Pau-santo: Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que funcionará
como afugentador
de eguns e para anular ondas negativas. Seu chá atua como antifebril,
contra as
diarréias e para debelar dispepsias. O cozimento das cascas também é
cicatrizador de feridas.
Carqueja: Sem
uso ritualísticos. A medicina caseira aponta esta erva como cura decisiva
nos males do
estômago e do fígado. Também tem apresentado resultado positivo no
tratamento da
diabetes e no emagrecimento.
Crista-de-galo –
Pluma-de-princípe: Não tem emprego nas obrigações do ritual. A
medicina caseira
a indica para curar diarréias.
Dragoeiro –
Sangue-de-dragão: Abrange aplicações nas obrigações de cabeça, abô geral e
banhos de
purificação. Usa-se o suco como corante, e toda a planta, pilada, como
adstringente.
Erva-tostão:
Aplicada apenas em banhos de descarrego, usando-se as folhas. A medicina
popular a
utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.
Grumixameira:
Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de
purificação dos
filhos do orixá. A arte de curar usada pelo povo indica o cozimento das
folhas em banhos
aromáticos e na cura do reumatismo. Banhos demorados eliminam a
fadiga nas
pernas.
Guarabu –
Pau-roxo: Aplicado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos
de purificação
dos filhos de Ogum. Usa-se somente as folhas que são aromáticas. A
medicina caseira
indica o chá das folhas, pois este possui efeito balsâmico e fortificante.
Helicônia:
Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura de
santo e nos
banhos de purificação dos filhos do orixá Ogum. A medicina caseira a indica
como debelador
de reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhos
quentes. O
resultado é positivo.
Jabuticaba:
Usada nos banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomados pelomenos
quinzenalmente, para haurir forças para a luta indica o cozimento da entrecasca
na cura da asma e
hemoptises.
Jambo-amarelo:
Usado em quaisquer as obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas, nos
banhos de purificação dos filhos do orixá do ferro. A medicina caseira usa como chá, para
emagrecimento.
Jambo-encarnado:
Aplicam-se as folhas nos abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos
de limpeza dos
filhos do orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).
Japecanga: Não
tem aplicação nas obrigações de cabeça, nem nos abô relacionados com
orixá. A
medicina caseira aconselha seu uso como depurativo do sangue, no reumatismo e
moléstias de
pele.
Jatobá – Jataí:
Erva poderosa, porém sem aplicação nas cerimônias do ritual. Somente é
usada como
remédio que se emprega aos filhos recolhidos para obrigações de longo prazo.
Ótimo
fortificante. Não possui uso na medicina popular.
Jucá: Não tem
emprego nas obrigações de ritual. No uso popular há um cozimento
demorado, das
cascas e sementes, coando e reservando em uma garrafa, quando houver
ferimentos,
talhos e feridas.
Limão-bravo: Tem
emprego nas obrigações de ori e nos abô e, ainda nos banhos de
limpeza dos
filhos do orixá. O limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio,
beneficia
brônquios e pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crônicas.
Losna:
Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a
que pertence. É
usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais
particularmente
usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. É energético tônico e
debeladora de
febres.
Óleo-pardo:
Planta utilizada apenas em banhos de descarrego. De muito prestígio na
medicina
caseira. Cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar bernes de
animais.
Piri-piri: A
única aplicação litúrgica é nos banhos de descarrego. É extraordinário anti-
hemorrágico.
Para tanto, os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados, estancam hemorragias. O
mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a disenteria.
Poincétia:
Emprega-se em qualquer obrigação de ori, nos abô de uso externo, da mesma
sorte nos banhos
de limpeza e purificação dos filhos do orixá. A medicina caseira só o
aponta para
exterminar dores nas pernas, usando em banhos.
Porangaba: Entra
em quaisquer obrigações e, igualmente, nos abô. No tratamento popular
é usada como
tônico e importante diurético.
Sangue-de-dragão
: Tem aplicações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô. Não
possui uso na
medicina popular.
São-gonçalinho:
É uma erva santa, pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que está
sujeita. Na
medicina caseira usa-se como antitérmico e para combater febres malignas, em
chá.
Tanchagem:
Participa de todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação de
filhos recolhidos ao ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro e das guerras. Muito
aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são
tônicas, antifebris e adstringentes. Excelente na cura da angina e da
cachumba.
Vassourinha-de-igreja:
Entra nos sacudimentos de domicílio, de local onde o homem
exerce
atividades profissionais . não possui uso na medicina popular.
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