Amendoeira: Seus galhos são usados nos
locais em que o homem exerce suas atividades
lucrativas. Na medicina caseira, seus
frutos são comestíveis, porém em grande quantidades causam diarréia de sangue. Das sementes
fabrica-se o óleo de amêndoas, muito usado para fazer sabonetes por ter efeitos
emolientes, além de amaciar a pele.
Amoreira: Planta que armazena fluidos
negativos e os solta ao entardecer; é usada pelos
sacerdotes no culto a Eguns. Na
medicina caseira, é usada para debelar as inflamações da
boca e garganta.
Angelim-amargoso: Muito usado em
marcenaria, por tratar-se de madeira de lei. Nos
rituais, suas folhas e flores são
utilizadas nos abô dos filhos de Nanã, e as cascas são
utilizadas em banhos fortes com a
finalidade de destruir os fluidos negativos que possam
haver, realizando um excelente
descarrego nos filhos de Exu. A medicina caseira indica o
pó de suas sementes contra vermes. Mas
cuidado! Deve ser usada em doses pequenas.
Aroeira: Nos terreiros de Candomblé
este vegetal pertence a Exu e tem aplicação nas
obrigações de cabeça, nos sacudimentos,
nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras. É usada como adstringente na
medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações
do aparelho genital. Também é de grande eficácia nas lavagens genitais.
Arrebenta Cavalo : No uso ritualístico
esta erva é empregada em banhos fortes do pescoço
para baixo, em hora aberta. É também usado
em magias para atrair simpatia. Não é usada
na medicina caseira.
Arruda: Planta aromática usada nos
rituais porque Exu a indica contra maus fluidos e olho-
grande. Suas folhas miúdas são
aplicadas nos ebori, banhos de limpeza ou descarrego, o
que é fácil de perceber, pois se o
ambiente estiver realmente carregado a arruda morre. Ela
é também usada como amuleto para
proteger do mau-olhado. Seu uso restringe-se à
Umbanda. Em seu uso caseiro é aplicada
contra a verminose e reumatismos, além de seu
sumo curar feridas.
Avelós – Figueira-do-diabo: Seu uso se
restringe a purificação das pedras do orixá antes
de serem levadas ao assentamento; é
usada socada. A medicina caseira indica esta erva para combater úlceras e resolver tumores.
Azevinho: Muito utilizada na magia
branca ou negra, ela é empregada nos pactos com
entidades. Não é usada na medicina
popular.
Bardana: Aplicada nos banhos fortes,
para livrar o sacerdote das ondas negativas e eguns.
O povo utiliza sua raiz cozida no
tratamento de sarnas, tumores e doenças venéreas.
Beladona : Nas cerimônias litúrgicas só
tem emprego nos sacudimentos domiciliares ou de
locais onde o homem exerça atividades
lucrativas. Trabalhos feitos com os galhos desta
planta também provocam grande poder de
atração. Pouco usada pelo povo devido ao alto
princípio ativo que nela existe. Este
princípio dilata a pupila e diminui as secreções
sudorais, salivares, pancreáticas e
lácteas.
Beldroega: Usada na purificação das
pedras de Exu. O povo utiliza suas folhas, socadas,
para apressar cicatrizações de feridas.
Brinco-de-princesa: É planta sagrada de
Exu. Seu uso se restringe a banhos fortes para
proteger os filhos deste orixá. Não
possui uso popular.
Cabeça-de-nego: No ritual a rama é
empregada nos banhos de limpeza e o bulbo nos
banhos fortes de descarrego. Esta
batata combate reumatismo, menstruações difíceis, flores brancas e inflamações vaginais e
uterinas.
Cajueiro: Suas folhas são utilizadas
pelo axogun para o sacrifício ritual de animais
quadrúpedes. Em seu uso caseiro, ele
combate corrimentos e flores brancas. Põe fim a
diabetes. Cozinhar as cascas em um
litro e meio de água por cinco minutos e depois fazer
gargarejos, põe fim ao mau hálito.
Cana-de-açúcar: Suas folhas secas e
bagaços são usadas em defumações para purificar o
ambiente antes dos trabalhos
ritualísticos, pois essa defumação destrói eguns. Não possui
uso na medicina caseira.
Cardo-santo: Essa planta afugenta os
males, propicia o aparecimento do perdido e faz cair
os vermes do corpo dos animais. Na
medicina caseira suas folhas são empregadas em
oftalmias crônicas, enquanto as raízes
e hastes são empregadas contra inflamações da
bexiga.
Catingueira: É muito empregada nos
banhos de descarrego. Seu sumo serve para fazer a
purificação das pedras. Entretanto, não
deve fazer parte do axé de Exu onde se depositam
pequenos pedaços dos axé das aves ou
bichos de quatro patas. Na medicina caseira ela é
indicada para menstruações difíceis.
Cebola-cencém: Essa cebola é de Exu e
nos rituais seu bulbo é usado para os sacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte
maneira : corta-se a cebola em pedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu, espalha-se
pelos cantos dos cômodos e embaixo dos móveis; a seguir, entoe o canto de Ogum e
despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta de falsidades e objetos perdidos. O povo
utiliza suas folhas cozidas como emoliente.
Cunanã: Seu uso restringe-se aos banhos
de descarrego e limpeza. Substituiu em parte, os
sacrifícios a Exu. A medicina caseira
indica os galhos novos desta planta para curar úlceras.
Erva-preá: Empregada nos banhos de
limpeza, descarrego, sacudimentos pessoais e
domiciliares. O povo usa o chá desta
erva como aromatizante e excitante. Banhos quentes
deste chá melhoram as dores nas
articulações, causadas pelo artritismo.
Facheiro-Preto: Aplicada somente nos
banhos fortes de limpeza e descarrego. Na medicina caseira, ela é utilizada nas
afecções renais e nas diarréias.
Fedegoso Crista-de-galo: Esta erva é
utilizada em banhos fortes, de descarrego, pois é
eficaz na destruição de Eguns e
causadores de enfermidades e doenças. Seus galhos
envolvem os ebó de defesa. Com flores e
sementes desta planta é feito um pó, o qual é
aplicado sobre as pessoas e em locais;
é denominado “o pó que faz bem”. Na medicina
caseira atua com excelente regulador
feminino. Além de agir com grande eficácia sobre
erisipelas e males do fígado. É usada
pelo povo, fazendo o chá com toda erva e bebendo a
cada duas horas uma xícara.
Fedegoso: Misturada a outras ervas
pertencentes a Exu, o fedegoso realiza os sacudimentos domiciliares. É de grande utilidade
para limpar o solo onde foram riscados os pontos de Exu e locais de despacho pertencentes
ao deus da liberdade.
Figo Benjamim: Erva usada na
purificação de pedras ou ferramentas e na preparação do
fetiche de Exu. É empregada também em
banhos fortes nas pessoas obsediadas. No uso
popular, suas folhas são cozidas para
tratar feridas rebeldes e debelar o reumatismo.
Figo do Inferno: Somente as folhas
pertencentes a este vegetal são de Exu. Na liturgia, ela
é o ponto de concentração de Exu. Não
possui uso na medicina popular.
Folha da Fortuna: É empregada em todas
as obrigações de cabeça, em banhos de limpeza
ou descarrego e nos abôs de quaisquer
filhos-de-santo. Na medicina caseira é consagrada
por sua eficácia, curando cortes,
acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e escoriações, usando as folhas socadas
sobre os ferimentos. O suco desta erva, puro ou
misturado ao leite, ameniza as
conseqüências de tombos e quedas.
Juá – Juazeiro: É usada para complementar banhos fortes e raramente está
incluída nos
banhos de limpeza e descarrego. Seus
galhos são usados para cobrir o ebó de defesa. A
medicina caseira a indica nas doenças
do peito, nos ferimentos e contusões, aplicando as
cascas, por natureza, amargas.
Jurema Preta: Tanto na Umbanda quanto
no Candomblé, a Jurema Preta é usada nos
banhos de descarrego e nos ebó de
defesa. O povo a indica no combate a úlceras e cancros, usando o chá das cascas.
Jurubeba: Utilizada em banhos
preparatórios de filhos recolhidos ao ariaxé. Na medicina
caseira, o chá de suas folhas e frutos
propiciam um melhor funcionamento do baço e
fígado. É poderoso desobstruente e
tônico, além de prevenir e debelar hepatites. Banhos de assentos mornos com essa erva propiciam
melhores às articulações das pernas.
Lanterna Chinesa: Utilizada em banhos
fortes para descarregar os filhos atacados por
eguns. Suas flores enfeitam a casa de
Exu. Popularmente, é usada como adstringente e a
infusão das flores é indicada para
inflamação dos olhos.
Laranjeira do Mato: Seu uso se
restringe a banhos fortes, de limpeza e descarrego. Na
medicina caseira ela atua com grande
eficácia sobre as cólicas abdominais e também
menstruais.
Mamão Bravo: Planta utilizada nos
banhos de limpeza, descarrego e nos banhos fortes.
Além de ser muito empregada nos ebó de
defesa, sendo substituída de três em três dias,
porque o orixá exige que a erva esteja
sempre nova. O povo a utiliza para curar feridas.
Maminha de Porca: Somente seus galhos
são usados no ritual e em sacudimentos
domiciliares. O povo a indica como
restaurador orgânico e tonificador do organismo. Sua
casca cozida tem grande eficácia sobre
as mordeduras de cobra.
Mamona: Suas folhas servem como
recipiente para arriar o ebó de Exu. Suas sementes
socadas vão servir para purificar o otá
de Exu. Não tem uso na medicina popular.
Mangue Cebola: No ritual, a cebola é
usada nos sacudimentos domiciliares. Corte a cebola
em pedaços miúdos e, entoando em voz
alta o canto de Exu, a espalhe pela casa, nos cantos e sob os móveis. Na medicina caseira, a
cebola do mangue esmagada cura feridas rebeldes.
Mangueira: É aplicada nos banhos fortes
e nas obrigações de ori, misturada com aroeira,
pinhão-roxo, cajueiro e
vassourinha-de-relógio, do pescoço para baixo. Ao terminar, vista
uma roupa limpa. As folhas servem para
cobrir o terreiro em dias de abaçá. Na medicina
caseira é indicada para debelar
diarréias rebeldes e asma. O cozimento das folhas, em
lavagens vaginais, põe fim ao
corrimento.
Manjerioba: Utilizada nos banhos
fortes, nos descarregos, nas limpezas pessoais e
domiciliares e nos sacudimentos
pessoais, sempre do pescoço para baixo. O povo a indica
como regulador menstrual, beneficiando os órgãos genitais. Utiliza-se o
chá em cozimento.
Maria Mole: Aplicada nos banhos de
limpeza e descarrego, muito procurada para
sacudimentos domiciliares. O povo a indica
em cozimento nas dispepsias e como excelente
adstringente.
Mata Cabras: Muito utilizado para
afugentar eguns e destruir larvas astrais. As pessoas
que a usam não devem tocá-la sem cobrir
as mãos com pano ou papel, para depois
despachá-la na encruzilhada. O povo
indica o cozimento de suas folhas e caules para tirar
dores dos pés e pernas, com banho
morno.
Mata Pasto: Seus galhos são muito
utilizados nos banhos de limpeza, descarrego, nos
sacudimentos pessoais e domiciliares. O
povo a indica contra febres malignas e incômodos
digestivos.
Mussambê de Cinco Folhas: Obs.: Sejam
eles de sete, cinco, ou três folhas, todos
possuem o mesmo efeito, tanto nos
trabalhos rituais, quanto na medicina caseira. Esta erva
é utilizada por seus efeitos positivos
e por serem bem aceitas por Exu no ritual de boas
vindas. Na medicina caseira é excelente
para curar feridas.
Ora-pro-nobis: É erva integrante do
banho forte. Usada nos banhos de descarrego e
limpeza. É destruidora de eguns e
larvas negativas, além de entrar nos assentamentos dos
mensageiros Exus. No uso caseiro, suas
folhas atuam como emolientes.
Palmeira Africana: Suas folhas são
aplicadas nos banhos de descarrego ou de limpeza.
Não possui uso na medicina caseira.
Pau D’alho: Os galhos dessa erva são
utilizados nos sacudimentos domiciliares e em
banhos fortes, feitos nas
encruzilhadas, misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na
encruzilhada em que tomar o banho,
arrie um mi-ami-ami, oferecido a Exu, de preferência
em uma encruzilhada tranquila. Na
medicina caseira ela é usada para exterminar abscessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas
e colocando-as sobre os tumores. O cozimento de suas folhas, em banhos quentes e
demorados, é excelente para o reumatismo e hemorroidas.
Picão da Praia: Não possui uso
ritualístico. A medicina caseira o indica como diurético e
de grande eficácia nos males da bexiga.
Para isso utilize-o sob a forma de chá.
Pimenta Darda: “Aplicada em banhos
fortes e nos assentamentos de Exu. Na medicina
caseira, suas sementes em infusão são
anti-helmínticas, destruindo até ameba.
Pinhão Branco: Aplicada em banhos
fortes misturadas com aroeira. Esta planta possui o
grande valor de quebrar encantos e em
algumas ocasiões substitui o sacrifício de Exu. Suas sementes são usadas pelo povo como
purgativo. O leite encontrado por dentro dos galhos é de grande eficácia colocado sobre a
erisipela. Porém, deve-se Ter cuidado, pois esse leite contém uma terrível nódoa que inutiliza
as roupas.
Pinhão Coral: Erva integrante nos
banhos fortes e usadas nos de limpeza e descarrego e
nos ebó de defesa. Na medicina caseira
o pinhão coral trata feridas rebeldes e úlceras
malignas.
Pinhão Roxo: No ritual tem as mesmas
aplicações descritas para o pinhão branco. É
poderoso nos banhos de limpeza e
descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares,
usando-se os galhos. Não possui uso na
medicina popular.
Pixirica – Tapixirica: No ritual faz
parte do axé de Exu e Egun. Dela se faz um excelente
pó de mudança que propicia a solução de
problemas. O pó feito de suas folhas é usado na
magia maléfica. Na medicina caseira ela
é indicada para as palpitações do coração, para a
melhoria do aparelho genital feminino e
nas doenças das vias urinárias.
Quixambeira: É aplicada em banhos de
descarrego e limpeza para a destruição de eguns e
ao pé desta planta são arriadas
obrigações a Exu e a Egun. Na medicina caseira, com suas
cascas em cozimento, atua como
energético adstringente. Lavando as feridas, ela apressa a cicatrização.
Tajujá – Tayuya: É usada em banhos
fortes, de limpeza ou descarrego. A rama do tajujá é
utilizada para circundar o ebó de
defesa. O povo a indica como forte purgativo.
Tamiaranga: É destinada aos banhos
fortes, banhos de descarrego e limpeza. É usada nos
ebó de defesa. O povo a indica para
tratar úlceras e feridas malignas.
Tintureira: Utilizada nos banhos
fortes, de limpeza ou descarrego. Bem próximo ao seu
tronco são arriadas as obrigações
destinadas a Exu. O povo utiliza o cozimento de suas
folhas como um energético
desinflamatório.
Tiririca: Esta plantinha de escasso
crescimento apresenta umas pequeninas batatas
aromáticas. Estas são levadas ao fogo
e, em seguida, reduzida a pó, o qual funciona como
pó de mudança no ritual. Serve para
desocupar casas e, colocadas embaixo da língua,
desodoriza o hálito e afasta eguns.
Urtiga Branca: É empregada nos banhos
fortes, nos de descarrego e limpeza e nos ebó de
defesa. Faz parte nos assentamentos. O
povo a indica contra as hemorragias pulmonares e
brônquicas.
Urtiga Vermelha: Participa em quase
todas as preparações do ritual, pois entra nos banhos
fortes, de descarrego e limpeza. É axé
dos assentamentos de Exu e utilizada nos ebó de
defesa. Esta planta socada e reduzida a
pó, produz um pó benfazejo. O povo indica o
cozimento das raízes e folhas em chá
como diurético.
Vassourinha de Botão: Muito empregada
nos sacudimentos pessoais e domiciliares. Não
possui uso na medicina popular.
Vassourinha de Relógio: Ela somente
participa nos sacudimentos domiciliares. Não possui
uso na medicina caseira.
Xiquexique: Participa nos banhos
fortes, de limpeza ou descarrego. São axé nos
assentamentos de Exu e circundam os ebó
de defesa. O povo indica esta erva para os males
dos rins
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